Antes da pandemia, a concorrência já vinha se acirrando e, com ela,
aumentava a necessidade de cada varejista desenvolver diferenciais
competitivos, além de novas competências. A partir da crise do novo
coronavírus, os cenários têm se tornado ainda mais desafiadores, com
novos modelos de negócios, lojas e competidores surgindo rapidamente.
Aquela famosa frase O que te trouxe até aqui, não vai garantir o futuro
da empresa, nunca foi tão verdadeira. E quando se pensa nos planos que
precisam ser definidos para 2021, o cenário fica ainda mais complexo.
Por conta disso, na próxima sexta-feira, dia 16/10, o tema será
discutido com o Grupo Conselheiros SA Varejo, formado por 10
especialistas com ampla vivência em áreas estratégicas do varejo e da
indústria.
Um dos integrantes desse time, José Barral, presidente do Conselho de Administração do
Lopes Supermercados
, também participou do 10º Webinar de SA Varejo, realizado em junho
deste ano, quando falou sobre a importância de contar com pessoas que
tragam pensamentos diferentes às empresas, sejam elas indústria ou
varejo. Segundo ele, uma maneira de se fazer isso é justamente contando
com um conselho que promova essa discussão e diversidade de visões, a
exemplo do que pretende fazer o Grupo Conselheiros SA Varejo
Esse é um modelo que funciona com, por exemplo, duas pessoas,
justamente para promover o que chamo de antagonismo de ideias. Mas um
antagonismo positivo, que, no final das contas, vai beneficiar a
empresa, comentou Barral na live que aconteceu em junho. Já Sergio
Alvim, CEO de SA Varejo, comentou, na mesma ocasião: É comum que muitas
empresas acabem se prendendo a práticas que fazem parte do seu dia a
dia. Mas o jogo mudou e é preciso elevar a competitividade, entre outros
motivos, pela diversidade de canais que estão surgindo e concorrendo
pelo dinheiro do consumidor. Quem não se preparar, pode sair perdendo,