A Condor aponta ainda forte tendência de compra dos itens específicos para determinada função, como vassouras para canto, esponjas para grelhas e espetos, escovas para lavar legumes e panos para vidros e eletrônicos.
MELHORE A EXECUÇÃO NA SUA LOJA
A Bettanin destaca a importância de o varejo estar associado a indústrias capazes de entregar, além de produtos, um bom serviço de merchandising. Afinal, a correta execução na categoria é fundamental para uma boa performance. Confira três dicas da empresa:Corredores de limpeza devem ser organizados de acordo com a árvore de decisão, criando assim espaços em que o shopper possa encontrar todos os utensílios necessários para aquele momento de compra. Por exemplo, caso o consumidor busque por vassouras, é possível gerar um fluxo para que se depare com produtos que complementem sua necessidade, a exemplo de sacos para lixo ou acessórios como as pás
Outra estratégia para garantir boa performance em lojas é trabalhar
produtos de categorias distintas com ações de pontos extras e cross
merchandising. Um exemplo disso é a exposição conjunta de produtos que
se complementam, como esponjas sintéticas e detergente líquido. Dessa
forma, caso algum dos itens não esteja na lista de compras, o shopper
será impulsionado a adquiri-lo
A Bettanin também recomenda trabalhar com mix alinhado ao desejo do shopper, sempre atrelando novidades aos itens tradicionais. Os Mops são um caso de categoria que se destaca ano após ano no varejo alimentar, porém ainda é novidade para grande parte dos consumidores. Para apresentá-la, é importante não abrir mão da exposição de itens tradicionais já conhecidos, como vassouras e rodos
MERCADO EM EXPANSÃO
PANO DE LIMPEZA: 32,2% de alta nas vendas da categoria
ACESSÓRIOS DE LIMPEZA: 21,4% aumento do segmento na rede Prezunic