O estudo Visão do Consumidor 2020 , elaborado pela NRF, mostra que para 52% dos consumidores dos Estados Unidos os serviços convenientes influenciam em pelo menos metade de suas compras gerais. O relatório também aponta que provavelmente 9 em cada 10 clientes do varejo fazem suas escolhas com base nesse fator, buscando "economizar ainda mais tempo e esforço em seus estilos de vida atarefados.
Essa necessidade de valorizar o tempo também ocorre aqui no Brasil,
inclusive com os shoppers cada vez mais interessados em soluções
tecnológicas como auxiliares na oferta de opções com mais agilidade,
comodidade e segurança. Como resposta, empresas de tecnologia e startups criam ferramentas para conferir agilidades e alavancar a experiência. Conheça três dessas soluções:
Uma solução criada para melhorar a experiência do consumidor é o
Involves Stage
, tecnologia usada por empresas da indústria e varejo para verificar a
disposição dos produtos nas prateleiras do supermercado e farmácias, por
exemplo. A solução foi criada pela
Involves
, de Florianópolis, scale-up especializada em trade marketing. O
Involves Stage tem também uma solução de reconhecimento de produtos por
imagem e consegue informar às marcas a quantidade de produtos
disponíveis no ponto de venda (evitando a falta de estoque), a
disposição dos produtos da marca e concorrentes e a identificação da
etiqueta de preço ou falta dela.
A tecnologia é capaz de aumentar em 30% a produtividade dos promotores, além de melhorar a experiência dos consumidores pelo melhor posicionamento dos produtos. A solução é usada na venda de cosméticos, produtos farmacêuticos, alimentos, bebidas, entre outros.
Se antes o consumidor só podia comprar em lojas físicas, hoje ele tem diversas opções na palma da mão, a um clique de distância. Com esse avanço da tecnologia, como oferecer uma experiência de compra mais humana para o cliente? A CreativeDrive , produtora global de fotos e vídeos que atua no Brasil com soluções de tecnologia, oferece serviços para melhorar a experiência de compra do consumidor no mundo digital. A empresa atua nos segmentos de decoração, móveis, revestimentos, louças e metais e calçados, criando conteúdo com interações como fotogrametria (quando o produto é convertido em 3D), spin 360, cenas ambientadas e realidade aumentada. Assim o consumidor pode não só visualizar o item de forma muito mais realista como também consegue testar o produto digitalmente. O resultado é uma experiência de compra muito mais completa e assertiva, gerando uma taxa de conversão maior para as empresas que oferecem esse tipo de serviço. É o caso, por exemplo, da Tok&Stok, Etna, Portobello e La Bella Mafia, clientes que já usam as soluções da CreativeDrive.
Duas das principais demandas dos consumidores que fazem compras online estão relacionadas ao setor de logística. Os clientes esperam cada vez mais por rapidez nas entregas e informações precisas de localização do produto, do fechamento da compra até sua chegada, incluindo a efetivação da entrega dentro do prazo estipulado pelo vendedor e/ou site. Pensando nisso, a Diálogo Logística - transportadora especializada em entregas de-commerce - desenvolveu um aplicativo para uso dos motoristas no qual os entregadores conseguem realizar rotas de entrega mais inteligentes, assim facilitando o serviço e agilizando o transporte da mercadoria. A plataforma também possibilita que, no momento que o produto for entregue, o cliente seja avisado imediatamente, de forma online, sobre a conclusão da entrega.