Últimas Notícias

09/03/2020

Supermercados abriram mão de margem para não perder vendas

Para se manter competitivas, redes de varejo abriram mão de margens durante o ano de 2019. É o que revela levantamento do Valor Data com base em balanços de 10 grandes empresas de diversos segmentos varejistas, incluindo GPA e Carrefour. Enquanto a receita líquida das companhias analisadas subiu 13,6% no ano passado, todos os indicadores de margem apresentaram queda. Segundo analistas, o cenário em 2020 não deve ser muito diferente.

No intuito de atrair clientes, o GPA investiu forte em reinauguração de lojas reformadas e ações promocionais em 2019. Em nota ao jornal Valor Econômico, a rede informou que manterá em 2020 o nível de competitividade nos mesmos patamares do ano anterior. Estão programadas ações para reduzir ruptura e personalizar ainda mais ofertas aos consumidores.

Com larga experiência como executivo de varejo, Enéas Pestana avalia que grandes redes de supermercados tiveram que reagir a ações promocionais realizadas pelos concorrentes regionais. Outro ponto lembrado pelo fundador da consultoria Enéas Pestana & Associados é o crescimento da relevância do atacarejo nos negócios, o que tende a reduzir a margem média desses grupos.

Uma reação clássica seria repassar parte dessa conta aos fornecedores, no entanto Pestana lembra que as indústrias já sofrem há tempos pressão relacionada à crise no consumo e, mais recentemente, precisa lidar com a forte alta do dólar, que encarece os insumos.

Ao longo de 2020, esse cenário de forte concorrência tende a se manter. “Ainda deve ser um ano de certa volatilidade, com alguns indicadores melhores, como geração de emprego, mas não a ponto de mudar esse cenário de desempenho. O caminho ainda será de ampliar receita com margem Ebitda sem expectativa de melhora”, acredita Eduardo Terra, sócio-diretor da BTR Educação e Consultoria.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados