Últimas Notícias

12/03/2019

Liderança: 3 fatores são fundamentais para conquistar confiança da equipe

Quem assume cargos de liderança em uma empresa passa a ter novas responsabilidades e uma delas é ser capaz de conquistar a confiança dos demais colaboradores. Esse fator é essencial para um líder ser avaliado de forma positiva pela equipe

Ao analisar dados de 87 mil líderes, os executivos Jack Zenger e Joseph Folkman, da consultoria de desenvolvimento de liderança  Zenger Folkman , chegaram a três elementos fundamentais para a conquista da confiança. Os especialistas abordaram esse tema em artigo na Harvard Business Review . Confira quais são esses fatores:

1. Relacionamentos Positivos

A primeira constatação é de que obter confiança envolve a criação de relacionamentos positivos com outras pessoas e grupos. Para atingir esse objetivo, é necessário ao líder: estar conectado com os problemas e as preocupações dos outros; gerar cooperação; resolver conflitos; dar feedbacks honestos e úteis; e saber equilibrar resultados com as preocupações dos demais funcionários.

2. Bom julgamento/Expertise

Todo líder deve ter conhecimento dos aspectos técnicos de seu trabalho, bem como uma experiência que garanta visão profunda sobre a área em que atua. Zenger e Folkman recomendam: tomar decisões com bom senso; ter ideias e opiniões que fomentem confiança; agir como um consultor para outros profissionais da equipe; ter conhecimento e expertise suficientes para alcançar resultados e se antecipar aos problemas com respostas rápidas.

3. Consistência

Quem promete e não cumpre fica distante de conquistar a confiança de qualquer equipe. Por isso, consistência é considerado o último item chave dessa lista. Os pesquisadores mostram que o líder deve: ser um bom exemplo; fazer aquilo que fala; honrar compromissos e cumprir promessas; além de ter disposição para ir além do que se espera que a liderança faça.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados