Últimas Notícias

26/09/2017

72% dos brasileiros querem reconhecimento profissional

72% dos brasileiros querem reconhecimento profissional

Pesquisa também mostra que 13,9% admitem não ter confiança nos seus líderes e 47,5% sentem pouca ou nenhuma inspiração pelos superiores.Estudo realizado pela startup brasileira Knowe.co, em parceria com a empresa global de recrutamento PageGroup, ouviu 2.420 profissionais, de 24 principais setores da economia, do agropecuário ao varejo. O objetivo é mostrar o que os brasileiros buscam no ambiente de trabalho, quais são as reais preocupações, inspirações e perspectivas profissionais.Cerca de 71,9% dos entrevistados buscam reconhecimento no mercado de trabalho, seguido por um clima corporativo agradável com 67,9%, ascensão profissional representando 67,7%, lideranças inspiradoras sendo 56,9% e flexibilidade no horário de trabalho com 50,3%.

Mais de 50% dos entrevistados classificaram seus trabalhos como “pouco importante”, dentre estes 30% frequentemente pensam em mudar de emprego e apenas 3,7% dos ouvidos estão “muito satisfeitos” com a remuneração. 

A pesquisa também revelou a falta de inspiração que os líderes geram em seus subordinados: 13,9% admitem não ter confiança nos líderes e 47,5% sentem pouca ou nenhuma inspiração pelos superiores. A carência na alta e média gestão faz com que os profissionais busquem auxílios externos (mentoria ou coaching) para melhor seu desenvolvimento, investindo tempo e dinheiro nisso. O levantamento mostra que 89,1% dos entrevistados acreditam ser importante uma mentoria externa. Destes, 34% revelam que é extremamente importante ter uma consultoria de carreira fora do ambiente de trabalho.

“Os profissionais, por diferentes motivos, estão infelizes e perdidos em suas carreiras e precisam de ajuda e essa ajuda pode vir, exatamente, de um mentor, afirma o CEO da Knowe.co, Bruno Negretti. O executivo diz  que o indicador comprova que nossas lideranças e as companhias não estão preocupadas com o desenvolvimento dos profissionais, sendo um diferencial significativo a ajuda de especialistas das mais diversas áreas para auxiliar e tirar as dúvidas das pessoas.

Mundialmente conhecidos como profissionais criativos e persistentes, os brasileiros buscam evidenciar tais características na busca da automotivação no trabalho. É por isso que, de acordo com a pesquisa, 85,1% dos entrevistados, mesmo com todos os desafios, se consideram preparados para assumir novas perspectivas de trabalho e superar os obstáculos. Destes, 59,8% buscam orientações fora do próprio emprego, com outros profissionais da área, por exemplo, e 28,9% buscam orientações de maneira informal, pela internet. Apenas 8% dos entrevistados disseram buscar conselhos internamente e 3,3% simplesmente não costumam buscar.

Para o diretor executivo da Michael Page, Ricardo Basaglia, não sentir-se confortável e motivado onde atua-se, hoje, pode ser perigoso para empregados e empregadores. “Considerando os claros sinais de retomada da economia brasileira, mesmo que tímida em alguns setores e regiões, é fundamental estar atento e preparado para tomar oportunidades de forma ágil e assertiva em ambas esferas, dos negócios ou mesmo de carreiras profissionais”, afirma.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2017 - Todos os direitos reservados