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21/06/2022

Saiba como varejistas estão trabalhando uma categoria que não para de crescer

De olho no potencial de vendas vinhos com a chegada do frio, varejistas e indústrias têm investido em ações para atrair e incentivar ainda mais o consumo da bebida que ganha espaço cesta do shopper, ocupando o lugar, muitas vezes, da famosa cerveja.

Ampliação do portfólio

A   Casa Flora está investindo na ampliação da oferta de vinhos e passa a importar e distribuir no Brasil os vinhos da vinícola argentina Bodega Norton . Conhecida como um dos maiores grupos de vinho da Argentina, com presença em mais de 70 países e vinhos altamente premiados, a marca Norton apresenta uma trajetória notória.

A Bodega Norton tem amplo portifólio, que conta com uma realidade heterogênea no varejo brasileiro. Um varejo premium, onde há espaço para linhas como Norton Altura e Norton Reserva. Paulo Amalfi, gestor da categoria de vinhos da Casa Flora, revela que, com a inclusão dessa linha no portfólio, a Casa Flora tem a expectativa importante de aumentar seu volume total.

“Acreditamos no portifólio Norton com entregas adequadas a cada perfil de cliente. Temos uma realidade heterogênea no varejo brasileiro. Desde um varejo premium, onde há espaço para linhas como Norton Altura e Norton Reserva. Em varejo mais amplo acreditamos muito em linhas como Norton Doc e Porteño, que tem uma alta”.
 
O especialista conta que, para incentivar o consumo, o time de vendas já recebeu atividades para o PDV e que investirão ainda na comunicação dentro dos principais varejos com tabloides, packs promocionais na linha Norton Doc, ações de degustação e, em alguns momentos especiais, ações promocionais. 

Festival de vinhos e música ao vivo

Fort Atacadista,  do  Grupo Pereira,  por exemplo, irá promover para o Festival Mundo dos Vinhos, que acontecerá em diversas unidades do Brasil.

A intenção com o festival é apresentar os diversos rótulos de qualidade e exclusivos presentes na Adega Fort - como MaCool, os chilenos Tubul e Gryphoz, Mosaico, de Portugal, Paso Grande, entre outros -, além de proporcionar um momento especial para seus clientes. Ao todo serão apresentados rótulos de 18 vinícolas, harmonização com queijos e vinhos e três tipos de massas. Todo esse clima será embalado por um Trio Jazz ao vivo.

“Reunimos um grande número de rótulos de alta qualidade e de diferentes países em nossa adega. O mais legal do festival é que os clientes do Fort Atacadista terão a oportunidade de degustar diversos vinhos antes de escolher o seu preferido. E ainda haverá ofertas especiais e parcelamento sem juros”, explica Gustavo Petry, gerente nacional de Marketing do Fort Atacadista.

Vinícola busca democratização do produto

A vinícola Aurora  tem trabalhado para democratizar e popularizar a cultura do vinho, apoiando iniciativas setoriais, oferecendo uma ampla gama de produtos para as mais diversas faixas de renda e nichos de mercado. São mais de 220 itens, divididos em 14 linhas, comercializados para todos os estados brasileiros e Distrito Federal, além do Exterior.

Embora o consumo de vinhos não seja sazonal e ocorra durante todo o ano, na Aurora, a estação mais fria representa 20% do total negociado no ano. Durante a época, 80% das comercializações são de vinhos tintos, 16% de brancos e 4% de rosés. 

“As principais estratégias da Aurora estão ligadas à qualidade, que já começa na matéria-prima, à tecnologia utilizada no campo e na indústria, à inovação na elaboração de produtos, com média de cinco lançamentos por ano, e aos canais de comercialização junto aos nossos parceiros. Procuramos oferecer um atendimento especial, de acordo com cada praça e cada perfil de consumidor, e os resultados deste trabalho tem sido ótimos”, destaca Hermínio Ficagna, diretor superintendente da Vinícola Aurora.

O executivo acredita que o espumante dever ser o destaque do ano. “Os brasileiros ainda associam a bebida aos dias frios, mas percebemos um aumento dos vinhos brancos e espumantes durante todo o ano, e não somente nos meses de calor, como em épocas passadas. O espumante, por exemplo, é a categoria que mais deve crescer em 2022, com uma estimativa de 20%. O brasileiro está descobrindo o espumante brasileiro, e está gostando muito. Ele deixou de ser consumido apenas nas celebrações”, revela.

A Aurora detém mais de 30% do market share em vinhos finos nacionais, sendo os atacados, varejos e distribuidores os principais canais de venda da marca. Por ano, a companhia envasa mais de 80 milhões de litros de vinhos e espumantes.

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