Últimas Notícias

15/07/2019

Comércio varejista da Paraíba tem maior recuo do Brasil em maio, diz IBGE

O comércio varejista da Paraíba apresentou a menor queda percentual do Brasil no mês de maio. O dado foi apontado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (11), mostra que a Paraíba teve uma queda de 7,1% no comércio de varejo em maio em relação ao mesmo mês de 2018. De acordo com o IBGE, a Paraíba em 2019 apresenta uma queda acumulada de 5,9% no setor.

 

Além da Paraíba, outros 11 estados do Brasil também apresentaram queda no setor para o mês maio. O índice nacional também sofreu recuo, o segundo consecutivo neste ano. O volume de vendas do comércio varejista em todo o país caíram 0,1% em maio. Porém, o volume varejista da Paraíba em maio comparado com o de abril apresentou um aumento 0,1%.

 

Segundo a gerente da pesquisa, Isabella Nunes, o ano de 2019 é como se não tivesse começado para o varejo, devido ao alto nível de incerteza dos empresários quanto aos investimentos futuros cautela do consumidor diante de um cenário de elevado desemprego.

 

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de material de construção, também caiu na Paraíba no mês de maio. O estado foi um dos três estados, junto com Piauí e Rio de Janeiro, que apresentou recuo no setor em maio. O volume varejista ampliado paraibano caiu 0,1%. No ano, a queda acumulada já é de 3,9%.

 

Variação da receita

 

O IBGE também informou a variação da receita a partir das vendas do comércio varejista e o comércio varejista ampliado na Paraíba. Um indicador apresentou recuou, enquanto o outro crescimento. Segundo o PMC, em maio de 2019, a receita gerada pelo comércio varejista caiu 1,9%, enquanto o comércio varejista ampliado cresceu 3,9% no mesmo período.

 


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados