Últimas Notícias

04/07/2019

Coca-Cola investe em fábrica 4.0 no Estado do Rio

Indústria conta com tecnologias inéditas no Brasil, como um sistema pelo qual uma só máquina faz todo o processo produtivo

Começou a operar em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, a mais moderna fábrica da Coca-Cola Andina na América Latina, com capacidade para produzir, anualmente, 662 milhões de litros de bebidas como os refrigerantes Coca-Cola, Coca-Cola Sem Açúcar, Fanta Laranja, Fanta Uva, Fanta Guaraná, além de água mineral com e sem gás, em diferentes tipos de embalagens.

Formatada no conceito de indústria 4.0, a nova fábrica tem 100% dos processos e equipamentos automatizados. Conta ainda com monitoramento online dos dados operacionais, plataformas de Internet das Coisas (IoT), realidade aumentada, soluções de Inteligência Artificial e Big Data. 

Segundo a empresa, alguns processos e equipamentes presentes na unidade produtiva são únicos no Brasil, a exemplo da utilização de LGVs (Laser Guided Vehicle) para transporte de insumos e produtos, e não só para armazenamento e organização em pallets, o que confere maior agilidade e controle. Os equipamentos autônomos podem trabalhar 24 horas sem nenhum tipo de emissão de carbono e contam com inteligência artificial para gerenciamento de estoque.

Todo processo em uma só máquina

Outra ação inédita é o uso de tecnologia triblock nas linhas de produção. Com isso, todo o processo, desde a fabricação da garrafa, sua etiquetagem, enchimento e colocação da tampa é realizado em uma mesma máquina. O processo produtivo na fábrica de Duque de Caxias economiza 20% em energia e 30% em água na comparação com a média do sistema Coca-Cola no Brasil.

Dentre as diversas inovações da fábrica, que ocupa terreno com 2,213 milhões de m², dos quais 57 mil m² são de área construída, a arquitetura da planta também ganha destaque, sendo responsável por relevante eficiência energética inédita: foi projetada dentro dos critérios do Green Building Council, com itens estruturais como telhados com isolamento térmico, sistema de drenagem pluvial mais eficiente e 100% da iluminação em LED.

Além da fabricação de bebidas, a nova unidade permitirá duplicar a produção de PET retornável da empresa. A planta recém-inaugurada integra um investimento de R$ 1,2 bilhão no Estado do Rio, que inclui ainda construção de um Centro de Distribuição no bairro do Caju, na zona portuária do Rio; modernização e ampliação dos Centros de Distribuição de Bangu, Nova Iguaçu, Campos e São Pedro da Aldeia, assim como adaptações e expansão na fábrica de Jacarepaguá, na zona oeste carioca.

Coca-Cola Andina produz e distribui produtos licenciados pela The Coca-Cola Company no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. O grupo tem 11 fábricas em operação – três delas em território nacional. A Coca-Cola Andina entrou no mercado brasileiro em 1994, com a aquisição da Rio de Janeiro Refrescos, engarrafadora da cidade, com fábrica em Jacarepaguá.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados