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13/06/2019

GPA investe no desenvolvimento do setor de carnes

Além de inovar em bovinos premium na bandeira Pão de Açúcar, companhia quer dobrar vendas de suínos até 2021

Investimentos recentes do Pão de Açúcar revelam a disposição do supermercado em desenvolver cada vez mais o setor de carnes. As iniciativas atingem o segmento de bovinos premium e também de suínos.

Uma das ações teve início nesta semana na loja Real Parque, na zona sul de São Paulo. Começou a operar por lá o primeiro açougue com a marca 1953 Friboi, uma parceria em que o frigorífico compartilha com a varejista sua expertise em todas as etapas de gestão da categoria.

Para o consumidor, uma das novidades é a opção de comprar carnes dry aged, técnica de maturação a seco em que cortes de carne bovina in natura são armazenados em temperatura, umidade e ventilação controladas, sem embalagem protetora, por um período entre quatro a oito semanas. Com esse processo, ocorrem reações enzimáticas e bioquímicas naturais que resultam em uma peça mais macia e de sabor único. O público da loja do Real Parque já encontra a câmara exclusiva de carnes dry aged by Pão de Açúcar, setor em que pode adquirir peças exclusivas da marca 1953 Friboi já maturadas e prontas para a utilização ou, se preferir, solicitar o corte de sua preferência e encomendar a maturação no prazo que desejar.

Carne suína em dobro

Outra iniciativa, dessa vez com foco em toda a rede de lojas Extra e Pão de Açúcar, tem um objetivo ousado: dobrar a venda de suínos até 2021, além de aumentar o share e gerar melhor rentabilidade e diferenciação para o açougue. Em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o GPA criou seu Plano de Desenvolvimento de Suínos, pensado para ser 360º e garantir a qualidade desde a produção até a divulgação e chegada do produto nas gôndolas das lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, em todos os formatos em que as marcas atuam.

Uma das frentes de atuação do plano será na produção, envolvendo treinamentos e capacitação nas granjas fornecedoras. Temas como segurança alimentar e bem-estar animal serão abordados. Estão previstas procução de conteúdos técnicos e cietíficos e até visitas por parte das equipes do GPA, no intuito de averiguar detalhes sobre a produção, a origem da matéria-prima e adequação de processos. 

Nas nas gôndolas e açougues das lojas, o plano resultará em aumento da exposição de carne suína e disponibilização de uma maior variedade de cortes. Tudo para que os consumidores possam comparar as formas de preparo e perceber as vantagens de se consumir a proteína, seja em relação à saúde ou mesmo pela economia. 

A última frente de trabalho prevê a formação dos colaboradores, o que incluirá desenvolvimento de treinamentos e metodologias sobre cortes suínos, saudabilidade, segurança alimentar, treinamentos de vendas e atualizações para aprimorar o atendimento ao público. “A ideia é preparar o time de loja para oferecer uma diferenciação no ponto de venda e no atendimento aos clientes e esclarecimentos sobre os processos produtivos e benefícios da carne suína para a saúde. Esse plano de desenvolvimento contempla, também, a criação do cargo de especialista em suínos em loja que tem como objetivo principal oferecer um atendimento totalmente exclusivo e especializado para os clientes, disponibilizando informações sobre a saudabilidade e benefícios nutricionais da proteína, dicas de preparo e tudo o que o cliente precisa saber para inserir a carne suína no seu cardápio do dia a dia”, explica Rafael Monezi, gerente comercial do GPA.



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