Últimas Notícias

28/12/2018

Espumantes alavancam vendas do setor de vinhos

O ano de 2018 deve fechar com expressivo aumento de vendas para o segmento de bebidas nacionais à base de uvas. A expectativa é de que o avanço seja de 15%, totalizando 417 milhões de litros comercializados, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). A grande responsável pelo bom desempenho é a categoria de espumantes, além dos sucos de uva integrais, cada vez mais procurados pelos consumidores.

Para se ter uma ideia da importância do resultado, vale lembrar que em 2017 o crescimento nesse segmento foi de apenas 5,7% em comparação com as vendas de 2016. Para 2019, a expectativa é de outro bom desempenho, alinhado com os resultados deste ano. Apesar de a safra de uva ter sido 2% menor, a boa notícia ÃƒÂ© que essa redução será compensada pelos estoques remanescentes deste ano.

No acumulado de janeiro a outubro, a comercialização de espumantes aumentou 13,4%. Esse avanço pode ser ainda maior considerando os dados ainda não apurados dois últimos dois meses do ano, período em que a bebida é presença frequente nas celebrações, além de ser uma época de calor em quase todo o Brasil, o que favorece o consumo da bebida.

As vendas de espumantes poderiam ser ainda maiores neste ano, conforme lembra Maurício Salton, presidente da Vinícola Salton. Na empresa, as vendas do produto cresciam 20% antes da paralisação dos caminhoneiros, no mês de maio. A greve dos caminhoneiros derrubou as vendas justo no período em que as varejistas se abastecem para o inverno. Felizmente, houve uma boa recuperação, principalmente a partir de outubro", afirmou o executivo. A Salton estima vender 10% mais espumantes neste ano. A vinícola é lider na categoria, com 28,8% de participação de mercado, segundo a consultoria Euromonitor International.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados