Últimas Notícias

19/11/2018

Inovação: conheça a cafeteria operada por robô

Automatização do preparo de cafés e drinks substitui 70% do trabalho humano

Robôs são comuns nas fábricas e centros de distribuição chineses. Mas a presença deles se torna cada vez mais comum em outras atividades da pujante economia da China. Em um dos endereços mais sofisticados de Xangai está situada a Ratio, primeira cafeteria e coqueteleria automatizada da cidade.

Mais de 60 preparações de cafés e drinks são elaboradas por um robô que atua sem descanso e substitui 70% do trabalho que seria feito por baristas e bartenders. Com cinco meses de atividade, a Ratio conta com apenas uma loja, mas os planos são ousados: em um prazo de três anos, a ideia é somar 400 cafeterias automatizadas em diferentes cidades da China. Ã‚“Tenho experiência em tecnologia e em varejo e identifiquei uma oportunidade de criar um negócio que, além de servir melhor os consumidores, também use a automatização para ser eficiente”, afirma o fundador Gavin Pathross, que antes de empreender atuou na China como diretor de digitalização da Yum Brands, grupo que administra marcas de fast food como KFC, Pizza Hut e Taco Bell. 

Os preços praticados não são muito diferentes de outros estabelecimentos de Xangai. Inicialmente, o plano de expansão prioriza as grandes cidades chinesas, sobretudo terceirizando a oepração de bares e cafés de hoteis e restaurantes de alto nível. O empresário também está aberto a parcerias para instalar o negócio fora da China, apesar de ainda não ter recebido propostas nesse sentido. 


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados