Últimas Notícias

07/08/2018

Investimentos no País registraram expansão de 9,4% em junho, calcula Ipea

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado ontem, registrou alta de 9,4% em junho, resultado que compensou quase toda a queda de 10,4% observada em maio – provocada, em grande parte, pela greve dos caminhoneiros.

 

No entanto, o crescimento de junho não foi suficiente para impedir que o indicador de investimentos fechasse o segundo trimestre com variação negativa de 0,9% frente ao primeiro, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

 

Em relação a junho de 2017, o indicador atingiu patamar 5,9% superior. Por sua vez, na comparação do segundo trimestre de 2018 com o mesmo período do ano passado, os investimentos tiveram uma expansão de 5,1%. Com isso, o resultado acumulado em 12 meses foi uma alta de 2,9%.

 

De acordo com o Ipea, entre os indicadores que compõem a FBCF, foi verificada em junho elevação de 20% no consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), que corresponde à produção doméstica líquida das exportações e acrescida das importações.

 

No segundo trimestre, o Came ficou positivo em 2,3%. A produção interna de bens de capital líquida de exportações, por sua vez, cresceu 16,8%, e a importação de bens de capital avançou 15,2% frente a maio.

 

O indicador de construção civil recuperou boa parte das perdas que haviam sido registradas em maio: teve alta de 9,7% em junho. Ainda assim, o setor encerrou o segundo trimestre com retração de 3,4%. Por fim, o indicador da FBCF denominado “outros ativos fixos” permaneceu estável.

 

Dados oficiais

 

De acordo com dados oficiais, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a FBCF havia crescido 0,6% no primeiro trimestre deste ano, contra os três meses imediatamente anteriores. Na comparação com igual período de 2017, o avanço foi de 3,5% no primeiro trimestre deste ano. Foi a segunda alta seguida nessa relação, após 14 trimestres negativos.

 

Contudo, a taxa de investimento estava em apenas 16% do Produto Interno Bruto (PIB). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,641 trilhão no acumulado dos três primeiros meses deste ano. O resultado desses indicadores no segundo trimestre deve ser divulgado no final deste mês.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados