Últimas Notícias

25/06/2018

Mercado reduz estimativa para o crescimento da economia brasileira pela oitava s

Economistas de instituições financeiras reduziram, pela oitava semana seguida, a previsão para o crescimento da economia brasileira em 2018, aponta o mais recente relatório de mercado, também conhecido como Focus, divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Banco Central.

 

O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com instituições financeiras. Na semana retrasada, a previsão dos economistas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano estava em 1,76%. Agora, caiu para 1,55%.

 

Há um mês, a estimativa do mercado para o crescimento da economia estava em 2,37%. As previsões econômicas para 2018 pioraram principalmente após a greve dos caminhoneiros. A avaliação do mercado é que a greve vai impactar tanto no crescimento econômico quanto na inflação.

 

Durante a greve, e nos dias seguintes a ela, o país sofreu com o desabastecimento e com a alta no preço de vários produtos, entre eles combustível, gás de cozinha e alimentos.

 

O Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Em 2017, o PIB cresceu 1% e encerrou a maior recessão da história do país.

 

A expectativa dos analistas para a expansão da economia em 2019 também recuou, de 2,70% para 2,60%. Foi a terceira redução seguida.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados