Consuper

CONSUPER 2019

Durante os dias 22, 23 e 24 de outubro, João Pessoa recebeu o maior evento de varejo do Nordeste em 2019. A 15ª edição da Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper), reuniu mais de 8 mil empresários e importantes líderes empresariais do mercado para um debate de ideias e geração de negócios. O evento aconteceu no Centro de Convenções da capital paraibana e serviu também para pensar as perspectivas do setor para 2020.

 

Consolidado no calendário nacional de eventos do setor varejista como uma das principais feiras do Nordeste, a Consuper promoveu, mais uma vez, negócios e oportunidades de relacionamento entre expositores e representantes do varejo.

 

"O foco da convenção são as vendas para abastecer as lojas para o final de ano e início da temporada de verão no litoral paraibano", afirma o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, que organiza o evento em parceria com a Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (Aspad).

 

Empresários de todo o Brasil visitaram os 68 estandes, que trouxeram mais de 250 marcas e lançamentos para o público, com predominância de empresas do setor industrial, com mais de 70% dos espaços na feira. Essas empresas buscam a Consuper como uma maneira de aproximar seus produtos diretamente para os varejistas.

 

*Consuper se consolida no Nordeste -* Público selecionado, excelentes rodadas de negócios, palestras e eventos de capacitação. A cada ano, a Consuper se torna mais atrativa para novos e antigos participantes. O público alvo da Consuper são os micros, pequenos, médios e grandes empresários, que conseguem fechar excelentes negócios. "A Consuper deixou de ser uma feira estadual, pois reúne empresas com representatividade em toda a região", explicou Vanduhi Farias, presidente da Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores.

 

Os participantes da feira ressaltam a importância de um evento como esse e os benefícios que traz para o empresário e consumidor final . O diretor comercial da São Braz, Valber Santos conta que a empresa aproveita a convenção para encontrar todos os seus clientes. "A Consuper é uma forma compensadora de você conversar e rever todos os clientes em um só espaço, num curto período de tempo. Se tentássemos conversar com todos nossos clientes como fazemos na feira levaria muito mais tempo, o que seria dispendioso."

 

Além do relacionamento e troca de informações sobre novidades do setor, muitos participantes participam da feira em busca de realização de negócios e parcerias entre o varejo e setor produtivo. Micros, pequenos, médios e grandes empresários aproveitaram tudo o que a feira poderia oferecer, e conseguiram fechar excelentes negócios, de olho nas vendas para abastecer as lojas para o final de ano e início da temporada de verão no litoral paraibano.

 

"Participamos da Consuper há alguns anos e ela é uma grande ferramenta de negócios. Conseguimos ativar muitos clientes e promover um melhor relacionamento. A convenção é uma forma de fazer negócios imediatos, melhorar as parcerias que já existem e conseguir entrar em mais lojas”, comenta André Leite, executivo da empresa Ster Bom.

 

Apesar dos anos anteriores não terem sidos tão bom para a economia, os empresários saíram com um saldo bastante positivos em relação a Consuper 2019. O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba, Cícero Bernardo da Silva, reforçou a importância de traçar estratégias para ativar a participação das marcas no evento e otimizar os resultados. "A Consuper atrai empresários de toda a Paraíba e de estados vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, porque permite um relacionamento mais estreito entre os empresários do setor e seus fornecedores, gerando vantagens na negociação e que serão repassadas aos consumidores".

 

Com o tema 'Estreitar Relacionamentos, Fortalecer Marcas e Realizar Negócios", a Consuper 2019 atraiu empresários de toda a Paraíba e de estados vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará. "Isso permite um relacionamento mais estreito entre os empresários do setor e seus fornecedores, gerando vantagens na negociação e que serão repassadas aos consumidores", reforça o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba.

 

O sucesso da convenção, representado pelo número de expositores e de visitantes, confirmou a importância da Consuper, tanto para a indústria, quanto para distribuidores e também varejistas.

 

*Pequenos negócios puxam economia -* Essenciais para a economia local da Paraíba, sendo importantes fontes de emprego e renda, os supermercados e mercadinhos são uma das principais fontes de arrecadação de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Produtos e Serviços) pelo Estado.

 

Um levantamento realizado pelo Sebrae/PB, com informações da Receita Federal, corrobora essa informação e mostra que o número de pequenos negócios cresceu 25,5% na Paraíba em três anos, segundo dados da Receita Federal. Em julho de 2016, o estado contava com 131.762 pequenas empresas, enquanto em julho deste ano o quantitativo subiu para 165.493, mostrando um crescimento 33.731 novos pequenos negócios.

 

*Assuntos do Segmento -* O presidente da ASPB chamou atenção para um tema recorrente entre os empresários do varejo: o constante investimento em qualidade, na segurança dos processos e cumprimento da legislação estabelecida. “A Consuper também é uma chance de reforçar nossos pedidos aos governos e órgãos fiscalizadores, para que tenham maior sensibilidade para atuar ao lado dos supermercadistas. Os varejistas paraibanos e do Brasil já pagam uma conta alta pelo custo da sua operação. É preciso diálogo entre as partes: governo, legisladores e supermercadistas. Estamos ao lado do consumidor e queremos que ele volte sempre, todos os dias”, comentou.

 

A Consuper 2019 foi promovida pela Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), com co-realização da Associação Paraibana de Distribuidores (Aspad), e teve o patrocínio do Governo Federal, por meio da Caixa Econômica e do Banco do Nordeste, das indústrias São Braz e Ster Bom, além do apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Brasileira de Distribuição, da Fecomércio/PB e do Sebrae/PB.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados