Evento

-

CONSUPER 2016



EM BUSCA DE BONS NEGÓCIOS, EMPRESAS DE TODO O PAÍS PARTICIPAM DA CONSUPER 2016


Mais de oito mil empresários visitaram a 12ª Edição da Consuper, Convenção Paraibana de Supermercados. O evento abrange tudo que envolve o setor supermercadista e é reconhecido pelo público, especialistas e expositores como uma das melhores ferramentas de negócios e relacionamento do setor.

Por isso, a convenção atrai representantes e fornecedores de todo o País, que estão em busca de mostrar os seus produtos e conhecer os empresários da região.

É o caso da indústria Milli, do Paraná, com unidades industriais em Três Barras (SC), Curitiba (PR) e Maceió (AL), produzindo papéis higiênicos, toalhas de papel, guardanapos, fraldas descartáveis e absorventes.

"Estamos há mais de dez anos no mercado da Paraíba, mas essa é a nossa primeira vez na Consuper. Hoje, somos líderes do mercado nacional em produtos de folha simples e queremos chegar à liderança também no mercado de folha dupla. Para isso, é coerente e benéfica a nossa participação na convenção, pois é a chance que temos de negociar e ficarmos próximos dos nossos clientes da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas, por exemplo", explica Gerimário Batista, representante da marca.

Segundo ele, a Consuper deste ano foi bem mais movimentada que a de 2015, com participação de muitas indústrias, inclusive de grandes concorrentes da marca, o que permite a comparação entre produtos. "Queremos estar por aqui nos próximos anos também."

Outra empresa que fez sua estreia na Consuper foi a Bistrot Fitness, presente em 17 Estados, com 15 franquias nas principais capitais brasileiras. A empresa é especializada na produção de refeições congeladas, com apelo de saudabilidade e praticidade, com pratos prontos congelados sem glúten, sem lactose e com menor adição de sódio.

“Hoje já estamos em supermercados, conveniências, lanchonetes e cafés na Paraíba. A nossa participação na feira é uma maneira de consolidar essa posição e ajudar na ampliação da nossa marca também em outras praças, como Rio Grande do Norte e Ceará”, explica Adauto Chaves, representante da marca na região.

Há quatro meses, a Bistrot Fitness inaugurou também uma área de produção em João Pessoa, no bairro de Jaguaribe. Isso vai dar à empresa a capacidade de ser mais efetiva na distribuição dos seus produtos pelo Nordeste. “A Paraíba ocupa uma posição estratégica favorável, que vai nos permitir crescer as vendas e passar para a nova fase da empresa na região: a abertura de quiosques e o lançamento do modelo de franquias.”

Segundo Adauto Chaves, as franquias já são o principal formato de negócios da empresa nos mercados de São Paulo, Santa Catarina e no Sul do País. “Queremos espalhar nossa marca na região Nordeste e acreditamos na Consuper como plataforma para esse grande salto que vamos dar”, finaliza.

Quem também comemora a participação na Consuper é a equipe da marca Ethic Alimentos, especializada na comercialização de polpas de açaí, cupuaçu, granolas e mix de grãos, castanhas e frutas secas. De acordo com o representante comercial da marca, Diego Pereira Gomes, a empresa vai lançar novos produtos em 2017 e ampliar as linhas já existentes. "Nos últimos anos, a empresa tem investido na logística de entrega, especialmente para atender lanchonetes e conveniências, que demandam produto para não perder vendas.”

Para comunicar essas mudanças ao mercado, a empresa escolheu a Consuper como canal de oportunidades. “Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Ceará são nossos principais mercados. Por isso, é fundamental a gente encontrar uma maneira de falar com todas essas marcas de uma única vez.”

Já para Casimiro Júnior, gerente de compras da Vôita Frios, a Consuper atendeu as expectativas da marca. “Nossa intenção era trazer as novidades da empresa para o mercado, fazer o lançamento de produtos, novas marcas, novos fornecedores. Entendemos que a Consuper é o canal ideal para apresentação desses diferenciais para nosso público.”

Surgida na cidade de Sousa (PB) e atendendo plenamente o Alto Sertão da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a distribuidora deve dar um passo importante em 2017, com a abertura de uma filial em João Pessoa, com mais estrutura para atender melhor os clientes da empresa, com uma logística mais eficiente.

“A Consuper foi um acerto para nossa empresa, estamos fazendo negócios. Clientes que não nos conheciam, já vieram nos procurar. A previsão é que esta seja a entrada da nossa marca na convenção e vamos trabalhar para estar o ano que vem aqui novamente”, explica.

Uma das mais tradicionais empresas da Paraíba, o Grupo São Braz está entre as seis principais fornecedoras do País e possui mais de 200 itens alimentícios produzidos em 12 linhas industriais, uma das mais modernas unidades fabris da América Latina.

Presente desde a primeira edição da Consuper, a marca tem números incríveis também no atendimento aos seus clientes. “Nós gostamos muito dessa feira, porque nela nós conseguimos atingir um contato com, seguramente, mais de dois mil clientes. Se quiséssemos fazer isso apenas com visitas aos estabelecimentos, certamente levaríamos quase um ano para atingir esses números. Com a Consuper, encurtamos o tempo, nos fazemos presentes de maneira atrativa e também fazemos bons negócios”, analisa o gerente comercial da empresa, Walber Santos.

CARAVANAS - Segundo os organizadores da Consuper, o Ceará foi o segundo estado com maior número de representantes na convenção, ficando atrás apenas da Paraíba, sede do evento. Ao todo, 15 empresas cearenses participaram da Consuper.

Antônio Vieira, diretor da Rede Brasil de Negócios, é um grande articulador na interação entre empresários de todas as regiões e um dos responsáveis pela presença marcante das empresas cearenses na feira. Diretor também da Revista Nosso Setor, Vieira levou sua equipe para prestigiar o evento. “Me tornei conhecido nesse meio pelo prazer que tenho em aproximar os interesses que favorecem todo o setor. Todos viemos a esse mundo com uma missão, a minha, com certeza, é criar e fortalecer laços de convivência. Por isso, busco sempre a igualdade de oportunidades para pequenos e grandes empreendedores.”

Para a abertura do evento, Vieira convidou dois grandes empresários que são referência no setor supermercadista no Estado do Ceará, Severino Ramalho Neto, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e da Rede de Mercadinhos São Luiz, e Gerardo Albuquerque, do Grupo Center Box Supermercados, acompanhado de sua esposa Lêda Albuquerque. Na ocasião, Vieira levou o grupo para conhecer os estandes e prestigiar os expositores.

Em entrevista para a Revista Nosso Setor, Severino Ramalho Neto parabeniza os organizadores da feira pela crescente ascensão ao longo dos anos. “O evento gera grandes oportunidades de negócios que possibilitam parcerias promissoras”. Gerardo Albuquerque elogia a grande variedade de expositores. “Na Consuper, é possível encontrar indústrias de muitos segmentos, isso oferece ao supermercadista a chance de ver as novidades que estão sendo ofertadas pelo mercado de uma forma bem prática e rápida”, destaca o empresário.

Uma das empresas cearenses que já participa há muitas edições da Consuper é a Indústria de Refrigeração e Comércio de Móveis (AGB). O diretor Rubenilson Chaves Bandeira conta que durante todos esses anos que esteve presente na feira sempre teve um resultado positivo. “O evento vem evoluindo a cada edição e está se consolidando como a grande feira do Nordeste”, afirma Bandeira.

Presente desde a primeira edição, a indústria São Braz também organizou grupos de profissionais para participarem da convenção. Neste caso, a empresa buscou parceiros supermercadistas de outros Estados para visitarem os estandes da feira.

“Há alguns anos, trazemos clientes de outros Estados para conhecerem a Consuper em João Pessoa. Este ano organizamos cinco comitivas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia e Alagoas”, detalha Walber Santos, diretor comercial da São Braz.

Ainda segundo Walber, um dos fatores que faz a Consuper ser atraente para outras empresas é a alta taxa de conversão de prospects em clientes. “Em três dias de evento, é possível negociar com um número muito grande de clientes em potencial, algo que não é possível ao longo do ano. Já chegamos a fazer mil contatos em um único evento”, analisa. 

COMEMORANDO RESULTADOS - “Mesmo sabendo de todas as dificuldades, a Consuper deste ano atingiu os melhores resultados. Sabemos que o relacionamento e a troca de contatos são o grande diferencial da nossa convenção”, comenta o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), José Willame de Araújo, ao falar sobre a boa repercussão da convenção deste ano. A associação é uma das realizadoras do evento.

Segundo ele, a criatividade e a capacidade de negociação de fornecedores e varejistas são importantes para oferecer vantagens e preços competitivos para o consumidor final. “Nesses doze anos, a gente sempre viu a sensibilidade de distribuidores e indústria para que bons negócios e lançamentos chegassem aos varejistas. Essa é a vocação da Consuper desde a primeira edição.”

 Outra marca importante, de acordo com o presidente da ASPB, é a representatividade de empresas e entidades que prestigiam a convenção. “Saber que a gente faz um evento que é um dos maiores do Norte e Nordeste é uma satisfação muito grande. Especialmente, com participação de entidades importantes como Abras, ABAD, Sebrae, Fecomércio e Sindipan, que trazem conhecimento e informação para nossos supermercadistas", finaliza.

O superintendente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Damião Evangelista, fala que as expectativas para a feira foram superadas, principalmente pelo fato da grande aposta da feira ter sido a presença marcante da indústria. “Tivemos um feedback muito positivo por parte dos expositores. Recebemos relatos de que após a feira já foram abertos diversos pontos de vendas na Paraíba.”

Damião conta que o trabalho não termina quando a feira acaba, pois já estão arquitetando as novas estratégias para a convenção de 2017. “Continuaremos apostando fortemente na indústria, principalmente buscando uma maior aproximação com o varejo. E nossas portas também continuarão abertas para os distribuidores e atacadistas”, conclui.