Pelo oitavo consecutivo, João Pessoa (PB) recebeu um dos principais encontros dos segmentos de varejo e atacado do Nordeste. No mês de outubro, a Consuper 2012 reuniu empresários e lÃderes do setor para discutirem os rumos do varejo com o advento das novas tecnologias. A feira teve a participação de 50 empresas representando mais de 200 marcas regionais e nacionais. Durante os três dias de eventos, mais de 8 mil empresários do setor varejista visitaram a Consuper.
Varejistas e distribuidores aproveitaram também o encontro para tratar de negócios. E de bons negócios, diga-se de passagem. Após os três dias do encontro, os empresários comemoravam um cresicimento de 15% a 20% na geração de novas oportunidades de trabalho, na comparação com a convenção realizada no ano anterior. "O foco da convenção são as vendas para abastecer as lojas para o final de ano e inÃcio da temporada de verão no litoral paraibano", afirma o presidente da Associação de Supermercados da ParaÃba, CÃcero Bernardo da Silva, que organiza o evento em parceria com a Associação ParaÃbana de Atacadistas e Distribuidores (Aspad).
Jucieux de Lucena Palmeira, analista técnico do Sebrae, avaliou que houve um crescimento expressivo de valores e negociações durante o evento. “Para as empresa participantes que contam com o apoio do Sebrae, houve um volume de vendas de 20% a mais que no ano passado. Nossa preocupação foi garantir as empresas uma estrutura mais consolidada para que possam negociar com as redes de supermercado da ParaÃba e de todo o Brasilâ€, explicou.
Com o tema, “Tecnologia como aliada na gestão do seu negócio", a Consuper apresentou as melhores práticas, desafios, cases, palestras e estratégias que constroem o varejo de sucesso na região Nordeste.
Um dos trunfos do evento em 2012 foi a mudança de local. A Consuper 2012 aconteceu no recém inaugurado Centro de Convenções da ParaÃba, espaço desenhado especialmente para atender a grandes eventos. Dentro deste novo espaço, a feira conseguiu atingir todos as expectativas dos expositores, gerando mais negócios e apresentando melhores soluções para captação de clientes.
“Gostamos muito da mudança, achamos positiva para os negócios, pois atingimos o público segmentado, pessoas do nosso ramo de atividadeâ€, comentou o supervisor comercial da RM Distribuidora, Wellington Santos.
“As instalações condizem com um evento dessa magnitude. O Centro de Convenções era o que faltava em João Pessoa para gente decolar mesmo na questão do turismo de eventosâ€, explica Rivaldo Maranhão, diretor da Cupom Fiscal, uma das expositoras do evento.
Como diferenciais, o evento ainda trouxe palestras com conteúdo rico e diversificado, focado nas necessidades e demandas de praticamente todos os pequenos e médios varejistas do Nordeste brasileiro, uma maneira de disseminar e compartilhar conhecimento no setor. Entre os palestrantes presentes estavam Marcelo Sá, gerente de Produtos da GS1 Brasil – empresa de automação comercial, Aguinaldo Gomes Marques, representante da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fátima Merlin, especialista em pesquisa de consumo da Conect hopper, Fábio Rodrigues de Oliveira, diretor da Systax Sistemas Fscais. “É sempre uma grande oportunidade estar numa feira do porte da Consuper. Nos aproximamos dos nossos associados, esclarecendo dúvidas pessoalmente e conhecendo melhor nosso público consumidorâ€, explicou Marcelo Sá.
Expectativas para 2012
Boa parte dos empresários presentes à Consuper observa no mercado brasileiro um forte momento de crescimento e de oportunidades para o segmento varejista e distribuidor. O panorama da economia Nordestina apresenta um potencial de crescimento de longo prazo, baseado nos grandes eventos esportivos e na integração da região.
Dimas Moser, executivo de negócios do Arroz Urbano, marca que pela primeira vez participou da feira com um estande próprio, comentou sobre a importância de estar presente em grandes eventos regionais direcionados ao público alvo. "Foi uma grande satisfação participar da Consuper. Viemos com intuito de estreitar relacionamentos, aperfeiçoar o contato com os nossos públicos e clientes que vieram. Para nós está foi um momento de divulgar a marca e a nova linha de produtos".
Outra indústria que também comemora os resultados obtidos em 2012 é a São Braz. Para o gerente comercial da empresa, Walber Santos, 2012 fecha com um saldo positivo, graças à s polÃticas econômicas dos governos federal e dos Estados, que possibilitaram o fortalecimento da economia local. "O governo insistiu, baixou os juros e aqueceu o mercado. Na hora em que o mercado aquece, seja lá em que segmento for, um sai puxando o outro. E hoje nós temos um mercado varejista super aquecido e quando o consumidor se torna comprador o cliente fica satisfeito. E, automaticamente a indústria está ali abastecendo e, cada vez melhor e com mais volume", explicou.
Ainda segundo Santos, o Nordeste está em vantagem econômica pela saturação de alguns mercados, especialmente no Sudeste. Na análise do executivo, a região concentra uma grande fatia da população que emerge com forte potencial consumidor.
Dentro dessa análise, muitas empresas estão fortalecendo os canais de distribuição no interior do Estado, com foco no varejinho, canal de compra direto da população das pequenas cidades. Jairson Júnior, do Grupo Multi Giro / Giro Rápido Distribuidora, explicou sobre a estratégia da empresa para chegar a esses mercados e como eles garantem os bons resultados da empresa nos últimos anos. "Nos últimos anos a gente teve que aumentar nossa equipe de vendas para outros municÃpios, para outras regiões. Há dois anos, tÃnhamos seis vendedores fazendo Patos, Pombal e toda aquela região. Hoje nossa equipe é de dezoito vendedores e mais três supervisores, trabalho feito antes por apenas uma pessoa. Com isso, até o mix de produtos aumenta. Quer dizer, a indústria busca novas metas de resultados. Dessa maneira, toda a cadeia se movimenta e isso a gente observa em todos os Estado, não só na ParaÃba", comentou.
Final de Ano e Natal
Os empresários dos segmentos de distribuição e indústria estão otimistas com a chegada das festas de fim de ano e da temporada de verão. Pelo menos foi isso que apontou a pesquisa informal realizada com os expositores da Consuper 2012. A expectativa de um Natal mais recheado, eleva as expectativas da categoria.
O Grupo Rio do Peixe, um dos maiores distribuidores da região Nordeste, espera fechar o ano com chave de ouro. “Dentro do planejamento que trabalhamos no inÃcio do ano, acreditamos que devemos ultrapassar as metas previstas para o último trimestre. Temos linhas de produtos que trazem novidades especÃficas para a sazonalidade. A gente desenvolveu um combo todo especial desses produtos de final de ano para atingir o consumidorâ€, disse Johnny Anselmo, gerente de vendas da empresa.
O próprio presidente da Associação de Supermercados aponta o crescimento da economia e o maior interesse dos empresários como termômetro do momento. “Trouxemos caravanas do interior e de outros Estados à Consuper, garantindo o acesso aos grandes fornecedores, num momento que o varejo se prepara para a data mais importante do ano, o Natalâ€.
FRASES: O que eles falaram sobre a Consuper 2012
Frango Bom Todo – Fábio Coutinho: “O Frango Bom Todo já está há cinco anos na Consuper e sempre nos surpreende. Nesse ano, de casa nova, foi uma forma de selecionarmos nosso público que realmente é o supermercadista e o funcionário que trabalha no segmento. Nós viemos com a intenção de nos confraternizamos com os clientes, essa é a maior importância da Consuper para nósâ€.
Tochinno - Hugo Neto : “É a primeira vez que estamos aqui, mas há pelo menos três anos estamos tentando viabilizar nossa vinda para cá. A Feira é super organizada e nos sentimos motivados em estar aqui. Provavelmente nosso esforço é estar aqui no ano que vem junto com nossos fornecedores e nossas marcas. Temos uma expectativa de negócios muito positiva.â€
Softcom – Renato Rodrigues: “Apresentamos as tendências em tecnologia que vão garantir resultados, inovação, diferencial competitivo. Além disso, é um evento que nos aproxima mais dos nossos clientes, fazendo com que eles conheçam melhor as novidades e possam trazê-las para dentro da suas empresas. A tecnologia aliada a empresa hoje em dia faz com que ela continue a crescer.â€
Gráfica JB – Ismael Fernandes: “Para nós, é muito importante sermos parceiros da Consuper há muitos anos, para mostrarmos ao mercado a qualidade dos nossos serviços. Podemos dizer que estamos adequados a atender da melhor maneira possÃvel com agilidade o mercado de varejo, por isso é muito importante estarmos aqui.â€
GS1 – Marcelo Sá: “Para GS1 é sempre uma grande oportunidade estar numa feira do porte da Consuper. Aqui nos aproximamos dos nossos associados, esclarecendo dúvidas pessoalmente e conhecendo melhor nosso público consumidor.â€
B&A – Biu Cabral: “Não é de hoje nossa presença na Consuper, pois, acreditamos que é uma participação de fundamental importância para a B&A. Estamos com um mix de produtos maior e oferecendo mais assistências ainda aos nossos cliente. A convenção vem para darmos continuidade e acentuar nosso trabalho.â€
São Braz – Walber Santos: A Consuper é notadamente um espaço de negócios. E o que realmente deixa o cliente satisfeito e estreita o relacionamento é um bom negócio. Isso é o que importa. As pessoas que estão aqui dentro são quase, em sua totalidade, do segmentoâ€.
Cupom Fiscal – Rivaldo Maranhão: A Consuper é um momento de massificar o contato com o nosso público, com o os nossos clientes. É uma oportunidade que a gente encontra de abrir novos horizontes, novos mercados, encontrar com pessoas de outras cidades, outros estados e certamente é uma oportunidade boa de negócios. Durante o decorrer do ano nos próximos quatro ou cinco meses nós vamos colher frutos que foram plantados aquiâ€.
Vale Card - LuÃs Freire: “Nossas expectativas eram em relação ao credenciamento dos supermercacistas. Porém, fechamos algumas parcerias e contratos com transportadoras e distribuidoras. A expectativa que a gente tinha era conseguir contratos com volume máximo de R$ 30 mil por mês. No final da Consuper, já superamos contratos de R$ 300 mil por mês, dez vezes mais. Por ser nossa primeira vez, não tÃnhamos noção da aceitação do produto. Tenho certeza absoluta que ano que vem a gente vai participar e já abriu portas para empresa participar de outras feiras como em Natal, Recife e Fortaleza.â€
Sebrae/PB – Jucieux Lucena de Palmeira:“O Sebrae trabalha para a inovação, para o empreendedorismo e para que as tenham musculatura para estar participando de uma feira consolidada não só na ParaÃba mas como no Brasil. O mais importante de tudo isso é que as empresas que a gente apoia estão aqui no mesmo ambiente de grandes empresas como São Braz, Arroz Urbano, Multi Giro. A gente tem que ver com o foco mirando lá na frenteâ€.
Arroz Urbano - Dimas Moser – “Viemos com intuito de participar, não simplesmente de vender, mas de estreitar alguns relacionamentos com os nossos públicos e os consumidores que vieram. Acreditamos que foi muito proveitoso . Veio um grande número de clientes que participaram com a gente e de consumidores que estiveram presentes aqui no standâ€.
Multi Giro / Giro Rápido – Jairson Júnior: 1 – “Quando a gente traçou a ideia de estar na feira, querÃamos fortalecer a proposta de grupo, entre Multi Giro e Giro Rápido. E quando pensamos na proposta de venda, este inovamos com uma ação que de um carro como prêmio.
A mudança do local trouxe para um público mais focado. Os associados já pediam isso para a ASPB e a Aspad e na hora que nós fomos presenteados com esse espaço aqui no Estado foi fantástico. A gente consegue ter um trabalho melhor, consegue ter um cliente mais confortável, bom estacionamento e excelente estrutura para atender. A nossa participação em 2013 já é uma coisa confirmada, pois a Consuper atende todas as nossas expectativasâ€.