Evento

-

CONSUPER 2011



Associação de Supermercados da Paraíba revelou que foram gerados quase R$ 60 milhões em negócios

No mês de outubro, entre os dias 17 e 19, aconteceu em João Pessoa (Paraíba) uma das feiras mais representativas do setor supermercadista, a 7ª Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper 2011). O evento reuniu mais de trinta expositores e contou com a circulação de cerca de 9.500 visitantes, resultando no aumento de 20% na geração de negócios, o que representa quase R$ 60 milhões.

Momentos antes da abertura oficial da convenção, o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, revelou que houve uma forte movimentação de empresários de todas as regiões da Paraíba e de estados vizinhos, além de afirmar que no local os visitantes iriam encontrar preços mais atrativos e serviços de melhor qualidade para os seus estabelecimentos.

Entre os participantes, estavam indústrias, distribuidoras, empresas de tecnologia e equipamentos. Nomes como São Braz, B&A Comercial LTDA, MULTIGiro, Vitamassa, Vitarella, Lebom, Doces São José, Softcom e Master Boi apresentaram seus produtos em stands pensados exclusivamente para a Consuper 2011.

Um dos principais pontos observados por essas empresas foi a qualidade do público que freqüentou o local este ano, considerado mais corporativo. Micros, pequenos, médios e grandes empresários aproveitaram tudo o que a feira poderia oferecer, e conseguiram fechar excelentes negócios.

O sucesso da conveção, representado pelo volume de negócios, número de expositores e de visitantes, ratificou a Consuper como a mais importante do Nordeste, o que foi confirmado pelo presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Sussumu Honda. Para ele, a Consuper deixou de ser uma feira estadual, pois reúne empresas com representatividade em toda a região.

Também impressionados com o porte do evento, o presidente da Associação Latino Americana de Supermercados, João Carlos Oliveira, além dos dirigentes das associações de supermercados de Alagoas, Raimundo Barreto de Souza; Pernambuco, Edivaldo Guilherme dos Santos; Rio Grande do Norte, Geraldo Paiva dos Santos Junior e Tocantins, Osires Rodrigues Damaso; São Paulo, João Carlos Galassi e Santa Catarina, Adriano Manoel dos Santos.

Paralelo as avaliações do que foi a Consuper 2011, a ASPB já está planejando a próxima versão do evento, que provavelmente terá uma participação ainda maior das indústrias, que já demonstraram interesse em ter seus stands na feira de 2012.   

Expositores

Distribuídos na Praça de Eventos do Espaço Cultural José Lins do Rego, os expositores da Consuper 2011 revelaram estar satisfeitos com o evento, como também enfatizaram o quanto ela é importante para o setor.  

Na opinião de um dos representantes da Vitamassa, indústria de produtos alimentícios, a feira é sempre um excelente lugar para lançar novidades e fechar novos negócios, e por essa razão, a empresa participa pela quinta vez da convenção.

O diretor comercial da distribuidora Nordil, Breno Almeida, contabilizou um aumento de vendas de 20% a 25% este ano: "Nossos clientes estavam com uma alta expectativa para conhecer as ofertas que trouxemos com exclusividade para a Consuper , e que só foram realizadas no ambiente da Convenção. Além disso, a economia aquecida da região Nordeste cria um ambiente de confiança para os supermercadistas aumentarem os pedidos", disse.

 A empresa de tecnologia, Softcom, mudou a postura de exposição das linhas de produtos e pela primeira vez fechou negócios no ambiente da Consuper. "As vendas geralmente aconteciam no pós evento. Investimos mais no nosso estande e tivemos um resultado já aqui no evento. E temos uma expectativa muito positiva quanto aos negócios futuros", comentou Laís Moreira, profissional de Marketing da empresa.

Na área de capacitação e de apoio ao setor supermercadista, marcaram presença o Sebrae e a Faculdade Maurício de Nassau. Ainda pensando no desenvolvimento dos empresários da área, foram oferecidas pela ASPB as palestras ‘Os supermercados e seus recursos humanos’ (Antonio Carlos Ascar) e ‘Prevenção de Perdas’ (Pedro Carlos da Silva e Aguinaldo Gomes Marques).      

Visitantes

 Durante os três dias da Consuper 2011 foi intenso o número de pessoas circulando pelos corredores da feira, e na recepção os empresários demonstravam curiosidade sobre as novidades que seriam apresentadas pelos expositores, e animação com a possibilidade de realizarem novos negócios. 

 â€œTodo ano fico ansioso para a realização da Consuper. Passo por todos os stands, falo com os gerentes, fico sabendo mais sobre os lançamentos e formas para a aquisição dos produtos. Em todos os anos que estive aqui sempre faço ótimos contatos e efetuo excelentes compras”, destacou Antônio Rezende.

 Para a empresária Ana Amália Freitas, é na feira que ela começa o processo de fechamento de novos negócios: “Os stands são muito convidativos. Entro e escuto o que as empresas podem me oferecer com relação aos preços, mas também levo em consideração o produto que está sendo disponibilizado para mim”.