Evento

-

CONSUPER 2009



CONSUPER 2009 SUPERA EXPECTATIVAS E FORTALECE CADEIA DE NEGÓCIOS NA PARAÍBA

Bons negócios e relacionamento com os clientes. A 5ª edição da Consuper – Convenção Paraibana de Supermercados –, realizada em João Pessoa, superou todos as expectativas dos organizadores, dos expositores e também do público que visitou o evento durante os dias 19, 20 e 21 de outubro.
A solenidade de inauguração da convenção contou com a presença de empresários, líderes de entidades do varejo, atacado e distribuição de toda a região Nordeste e autoridades do governo estadual e da prefeitura de João Pessoa.
Mais de sete mil pessoas visitaram os 80 estandes, que trouxeram mais de 200 marcas. “Pelo que conversamos com as pessoas, acredito que superamos a estimativa inicial de R$ 50 milhões em negócios durante a Consuper. Este número já é um incremento de quase 30% em relação à edição anterior, quando foram gerados R$ 35 milhões em negócios”, comentou o presidente da Associação Paraibana de Supermercados (ASPB), Cícero Bernardo da Silva.
De acordo com Zezé Veríssimo, presidente da Associação Paraibana de Atacadistas e Distribuidores (Aspad), todas as empresas que participaram da convenção desse ano já garantiram presença em 2010. “Todos se comprometeram a voltar e muitos já fizeram reserva de vagas. O expositor vê a Consuper como uma oportunidade de bons negócios”.
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, também prestigiou o encontro e fez projeções otimistas para o final de ano. Para ele, o Natal deve ter vendas 10% superiores às registradas em 2008. Com o resultado de dezembro, a estimativa é que o ano feche com saldo positivo em torno de 5%, contra uma estagnação verificada em 2008. Caso o número se confirme, este deverá ser o melhor Natal dos últimos dez anos em faturamento.
Outro destaque da Consuper foram as palestras dos auditores fiscais Lecivaldo Cavalcante de Lacerda e Eliane Conde Vieira, sobre o tema: Nota Fiscal Eletrônica e SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). “A Consuper serve como uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos, devido às palestras técnicas que serão proferidas por renomados palestrantes, além de negociações que serão feitas entre os visitantes e os expositores”, conclui o presidente da ASPB.
Para o gerente comercial da Vitamassa, Marcos Guimarães, a Convenção Paraibana é uma oportunidade excelente de elevar a exposição da marca para clientes e parceiros comerciais. "Nossos resultados têm sido tão positivos que já planejamenos para o próximo ano um stand ainda maior". Segundo Guimarães, a Consuper 2009 deve trazer um crescimento de negócios próximo de 30%, em relação à 2008.
A empresa trouxe para a convenção deste ano dois lançamentos, um na linha de macarrões e outro um produto bastante tradicional: o bolinho de goma. A Vitamassa já atua em sete estados do Nordeste e vê sua participação no segmento crescer em ritmo bastante significativo.
Quem também ficou satisfeito com os resultados da Consuper foi o gerente de vendas da Vitarella, Paulo Fernandes. Para ele, o evento já está mais do que consolidado no calendário do setor e que a tendência é só crescer.
A Netuno Pescados participou pela primeira vez da convenção e aprovou os resultados. "Acho que é a realização de um antigo desejo nosso de estar próximo dos nossos clientes. Estrategicamente é um evento muito interessante e a empresa está investindo em ações nas feiras regionais", comentou Miguel Barbosa, gerente comercial da Netuno. Ele disse ainda que ficou surpreso com o tamanho e a organização do evento.
Bons negócios são resultados de bom relacionamento com os clientes. É assim que a ASA, fabricante das marcas Vitamilho, Palmeiron, Bem-te-vi, Invicto entre outras, encara a sua participação na Consuper 2009. "O volume de negócios da empresa na Consuper sempre é animador. Mas nosso foco principal é nos aproximarmos dos clientes e parceiros. Os negócios surgem em decorrência disso", comenta Sérgio Machado, gerente de Trade Marketing da empresa.
Para Machado, a participação cada vez maior da indústria no evento fortalece a Convenção Paraibana de Supermercados.
Já Frederico Machado, diretor da Lebom, disse ter ficado surpreso com a movimentação na Consuper. A empresa também participou pela primeira vez da Convenção e para o próximo ano já planeja trazer os lançamentos da empresa em 2010, como a linha de água mineral que será envasada na nova unidade da empresa em João Pessoa.
Parceira desde a primeira edição, a Gráfica JB apóia o evento em busca de novos negócios, já que está mais próxima de atacadistas e varejistas, mas também aposta no fortalecimento institucional da empresa.
A 5ª Consuper teve o patrocínio do Sebrae/PB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Prefeitura de João Pessoa, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Atacadão Rio do Peixe, Nordil e Sadia.