Aceitar as nossas limitações é um pouco difícil e, em algumas circunstâncias, pode parecer impossível. No entanto, quando aprendemos a escutar nossas emoções, percebemos que não somos seres dotados de poderes mágicos e que temos limites. Entender isso pode impedir que você se maltrate ao tentar ser motivado 24 horas por dia. Desse modo, comece analisando a sua rotina e aceitando que você tem limites e que, por conta deles, nem sempre estará motivado.
2. Enfatize os objetivos com a sua equipe
Enfatize os objetivos que já foram levantados com a equipe. Quanto mais as metas e as linhas de chegadas forem mentalizadas, maiores são as chances de nos motivarmos. Ao invés de ficar calado diante de um período de desmotivação, considere dividir com a equipe as metas que ainda não foram alcançadas e enxergue-as como molas para impulsionar todos.
Ofereça suporte e direcionamento para que haja o desenvolvimento profissional de cada um. A liderança motivadora precisa permitir que os liderados conheçam seus pontos fortes e fracos, buscando novos conhecimentos e estratégias. O feedback é fundamental. Use-o quando estiver desmotivado e motive a sua equipe por meio de direcionamentos eficientes.
4. Façam bons planejamentos e acompanhem as métricas
Faça planejamentos em conjunto e mantenha um acompanhamento constante das métricas. Isso irá viabilizar mais motivação para o time, mesmo quando a liderança motivadora estiver desanimada.
5. Incentive os cuidados com a saúde mental
Incentive os cuidados com a saúde mental. Quando cuidamos da mente, nossa tendência é nos sentir mais felizes e satisfeitos com a nossa vida. Além disso, aceitamos os momentos ruins com mais facilidade, sem deixar que a desmotivação se torne um grande monstro em nossas vidas.