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07/01/2022

Vendas de supermercados caem 9% em doze meses

As vendas de supermercados apresentaram retração de 1,3 ponto porcentual em novembro. Com isso, o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS*), apurado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), acumula desaceleração de 9,55% nas vendas nos últimos 12 meses, após ser dessazonalizado e deflacionado pelo Índice de Preços dos Supermercados (IPS) para o mesmo período. Em outubro, o indicador ficou em 8,25%.

O resultado reflete a mudança nos hábitos dos consumidores e o longo período de fechamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial durante a pandemia da Covid-19.    

A  influência da inflação no poder de compra das famílias e a redução no ritmo do consumo, juntamente, com o atual nível de desemprego, explicam a queda do faturamento no período. Segundo o índice, em novembro foi verificado um recuo de no faturamento dos supermercados do Estado de São Paulo de 10,54%. No ano, a queda é de 10,30%.

O movimento é um indicativo apontado no último dado divulgado pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), em que a projeção de crescimento da indústria alimentícia foi reduzida. Por outro lado, a mais recente projeção do Banco Central (BC) indica que as famílias ainda estão dispostas a consumir. O aumento de 2,4% na obtenção de crédito e a permanência do nível de inadimplência em 2,3% registrado em novembro revelaram um cenário de confiança em relação às vendas.


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