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09/12/2021

Ambev quer elevar patamar de relacionamento com o varejo

O lançamento do The Hub Ambev nesta semana marca uma nova etapa no relacionamento da companhia com o varejo. O projeto, que, segundo a empresa, consumiu meses de planejamento para oferecer toda a experiência possível ao cliente, consiste em um espaço exclusivamente dedicado a ele, com o objetivo de pensar e criar soluções em conjunto, gerar maiores conexões, contribuir com aprendizagens e, sobretudo, promover uma imersão na jornada do JBP (Joint Business Plan), a partir de todas as ferramentas e metodologias que a Ambev disponibiliza para o setor.

“Estamos iniciando um novo direcionamento na forma de se relacionar com o varejo, nos consolidando como um parceiro que fala de sell out e gera fluxo para seus clientes”, explica Caio Lira, vice-presidente de canal off trade da empresa.

Localizado no bairro do Itaim, na capital paulista, o espaço deverá receber a visita de 53 clientes até a semana do Natal, chegando a cerca de 200 até março, com o objetivo de construir o JBP de 2022. Segundo Lira, os clientes alinham previamente, com o time da Ambev, seus objetivos para o ano que vem, projetos que pretendem desenvolver, previsão de inaugurações, taxas de crescimento, entre outras informações. No The Hub Ambev, acontece o aprofundamento e a formalização do plano.

Mas não sem antes ser apresentado às estratégias da indústria, o que acontece por meio de um “tour” pelo Hub, onde cada pilar que forma o plano anual é apresentado e destrinchado num espaço específico, utilizando recursos digitais e físicos. Conheça cada um a seguir:

Categoria: visão do shopper, movimentações de mercado e para onde ele caminha são alguns pontos apresentados ao varejista nessa etapa da visita.

Portfólio: o cliente é apresentado às novidades da empresa para o próximo ano, seja em embalagens, formatos ou novos produtos. Uma das apostas são packs desenvolvidos para cada tipo de canal. “Por meio das ferramentas que dispomos, conseguimos apresentar ao cliente quanto deverá ser a venda de determinada novidade na rede e também em cada loja”, explica o vice-presidente de canal off trade da Ambev.

Gerenciamento por categorias: a empresa oferece três metodologias ao varejo, com diferentes níveis de complexidade. São elas a completa, a light e a padrão. O varejo pode conhecer mais sobre cada possibilidade em um totem interativo.

Promoção: nessa etapa, o cliente tem contato com formatos de ações desenvolvidas a partir de uma maior inteligência de dados e de mercado. Alguns exemplos bem-sucedidos em redes varejistas são os gift packs, cuja venda tem se multiplicado por três, e “combos” de cervejas da empresa com produtos de indústrias parceiras, como Seara, Pepsico e BR Spices.

Brand experience: “Aqui é onde o show da loja acontece”, diz Caio Lira, se referindo à sala na qual o varejista conhece os materiais de ponto de venda disponíveis. Com um reforço: a Ambev tem equipamentos de loja que se integram a soluções digitais, levando tráfego de um para o outro.E, vale lembrar, sempre com a possibilidade de mensurar os resultados das iniciativas para os clientes. Um exemplo do que pode ser visto lá é o projeto de store in store que criou uma loja de churrasco e cerveja em unidades da rede Savegnago, do interior paulista. “Além disso, ganhamos 21 prêmios na última edição do Popai com iniciativas de ponto de vendaque podem ser vistas aqui”, comenta o executivo.

E-commerce: investimentos e formas de gerar tráfego (campanhas, promoções etc.) são exemplos do que é discutido nesse momento do “tour”. A empresa também apresenta as soluções da recém parceria fechada com a Mercafacil, que tem solução em CRM e também em comércio eletrônico.

B2B: a discussão aqui gira em torno da plataforma Bees e dos benefícios que ela oferece para o varejo.

Categoria do futuro

Daqui para a frente, um dos mercados que devem crescer significativamente é o de drinks prontos, razão pela qual a categoria ganhou uma sala para ser apresentada ao varejista. No local, foi montada uma gôndola com diversos produtos, incluindo a marca Mike’s, da companhia. Ao lado, fica um telão quemostra execuções realizadas em supermercados.

A experiência não para por aí

O The Hub Ambev conta ainda com áreas que completam o objetivo da companhia de promover conexão e integração. Há, por exemplo, um local aberto destinado à confraternização, com estrutura para realizar churrasco e outros tipos de reuniões. A ideia é que aconteçam em torno de 40 eventos desse tipo até março do ano que vem. Anexo a esse espaço, foi montado um bar, reproduzindo a experiência gastronômica desses estabelecimentos.

Gerar maior aprendizagem para o varejo também faz parte dessa nova etapa delineada pela companhia. Daí o Hub contemplar uma sala destinada a cursos, que contará com uma grade de conteúdos diversificada. Afinal, ser o melhor parceiro de negócios do varejo passa por muitas e muitas frentes.


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