Entre outras fortalezas, a rede sempre ajusta o sortimento e introduz novos produtos de acordo com as necessidades e tendências de consumo. Um exemplo recente é o de alimentos veganos, que ganhou espaço nas prateleiras.
A empresa tem contratado executivos dedicados à área de inovação, além de criado comitês para revisão de processos e parcerias estratégicas. Desenvolvemos em parceria com a Universidade de Fortaleza um sistema de estoque inteligente, que opera com histórico de vendas, projeções futuras, e com monitoramento das datas de pedidos e do nível de serviço dos fornecedores, comenta Pinheiro.
Com a ajuda de algoritmos, redes neurais e inteligência artificial, o sistema calcula a quantidade certa de compra e abastecimento de cada produto, o que reduz as rupturas.
A redução de perdas é outro tema importante. O Comitê de Perdas implanta ações como a compra de hortifrútis direta do agricultor, cujos produtos são rastreados e monitorados da produção até a chegada à gôndola. O sistema de estoque inteligente reduz os excessos de produtos e ajuda a controlar as perdas, acrescenta. No ano passado, a empresa atingiu R$ 443 milhões em vendas.
Loja com cinema e parque infantil
A ampliação de área de vendas, adequação de layout, modernização dos equipamentos, implantação de mais serviços também consta da estratégia da organização. A loja da cidade de Itapipoca foi completamente reformada e ganhou uma área de entretenimento com 2 salas de cinema e parque infantil, além de farmácia e espaço para novas lojas e serviços. Segundo Honório Pinheiro, é uma loja destino para os clientes.
CRM, 84% das vendas identificadas
2021 foi o ano de investimento em inovação tecnológica. A empresa implantou plataforma para o gerenciamento das gôndolas, a fim de aumentar o lucro de categorias e dos produtos. Deu também impulso ao CRM (Pin Clube é o nome do Programa de Fidelidade), para gerar receita incremental, aumentar a margem, ampliar a parceria com fornecedores. Hoje, tem cerca de 600 mil clientes cadastrados e 84% das vendas, identificadas. O cliente tem acesso a nossas campanhas de ofertas, pontuações e sorteios e, em breve, iniciamos a versão 3.0 que agregará novos benefícios, explica o executivo. O foco é fazer promoções e gerar experiências cada vez mais personalizadas.
Restaurante ou lanchonete
Todas as lojas têm estrutura gastronômica com mix amplo e diferenciado. É uma área com self service, sushi, cafeteria e ambiente agradável para bons encontros, afirma Pinheiro.