Para enfrentar competidores que têm a seu favor recorrência de compras, proximidade com o cliente e que operam produtos de maior valor agregado, faz todo sentido jogar as fichas na principal e mais rentável marca da companhia. O modelo Fresh é o terceiro formato da família Pão de Açúcar, afirma Frederic Garcia, diretor de negócios especializados do GPA. Os outros são os supermercados tradicionais, que levam o nome da marca-mãe, e o Minuto Pão de Açúcar, de proximidade.
No formato Fresh, os hortifrútis ocupam 50% do espaço, enquanto numa loja tradicional do Pão eles respondem por 12%. Nessa primeira filial, que tem área de vendas de 450 m2 (o modelo pode chegar a 700 m2), o sortimento é de 5.500 itens, que contemplam ainda açougue, peixaria, padaria, balcão de frios e de queijos e sushis. A mercearia também está presente, com um papel complementar. Com esse mix, o objetivo é atender sobretudo compras de reposição.
Até o final do ano, a empresa prevê a abertura de mais uma loja com a bandeira. A expectativa é de mais 15 a 20 unidades em 2022.
O alvo são locais onde existam supermercados do Pão de Açúcar
instalados e bairros com alta densidade em São Paulo, embora outros
estados também estejam sendo avaliados. Além da expansão orgânica, poderão ser feitas aquisições.
Jorge Faiçal, CEO do GPA, lembrou que a empresa fez caixa de R$ 5,2
bilhões com a transação envolvendo a venda de 71 lojas do Extra Hiper ao
Assaí. Desse total, R$ 1,2 bilhão será destinado ao nosso plano de expansão, considerando todas as marcas e formatos, afirma. Só no segmento de proximidade, a ideia é dobrar, nos próximos três anos, as atuais 92 lojas da bandeira Minuto Pão de Açúcar.