Últimas Notícias

03/03/2021

Sozinha, Assaí se torna a segunda maior empresa do varejo alimentar com operaçõe

Após uma intensa semana de teleconferências de resultados das empresas de capital aberto no Brasil, algumas mudanças de forças no varejo alimentar começam a se desenhar. O Assaí , agora em carreira solo, é a segunda maior empresa do autosserviço alimentar brasileiro, com faturamento bruto de R$ 39,4 bilhões em 2020, quando analisamos apenas as operações dentro do Brasil. Sob esse critério, o GPA fica com a terceira colocação, com vendas brutas de R$ 31 bilhões no ano passado, enquanto o Carrefour ainda é a maior companhia do setor, com receita bruta de R$ 74,8 bilhões.

É importante ressaltar, contudo, que, se considerarmos o Grupo Êxito, que atua na Colômbia, Uruguai e Argentina, nos negócios do GPA, a companhia se mantém como a segunda maior do autosserviço alimentar. Suas vendas brutas sobem para R$ 55,7 bilhões.

Já o Grupo Big (ex-Walmart) descerá para o quarto lugar entre as maiores do setor. Projeção de SA Varejo indica uma receita bruta em torno de R$ 28 bilhões no ano passado.

Outras alterações também começam a ficar mais evidentes. O Grupo Mateus, que estreou na bolsa no ano passado, deve ser a quinta maior do varejo alimentar após divulgação de resultados, que acontecerá no final de março. Estimativas de mercado indicam que a companhia, cujo foco tem sido o Norte e Nordeste do País, terminará 2020 com um faturamento em torno de R$ 13 bilhões. Com isso, a chilena Cencosud, cuja receita foi de aproximadamente de R$ 10 bilhões em 2020, convertendo-se o faturamento reportado pela matriz em moeda chilena para a brasileira, estaria na sexta posição.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2021 - Todos os direitos reservados