O segmento de orgânicos movimentou R$ 5,8 bilhões no Brasil no ano passado, valor 30% superior ao de 2019, segundo a
Associação de Promoção dos Orgânicos
(Organis). O número de unidades de produção de orgânicos cadastradas no
Ministério da Agricultura também cresceu em 2020, informa a entidade. O
aumento foi de 5,4%, para 22.427.
Os dados atestam que o avanço desse mercado não é fruto de um simples
salto passageiro no consumo, avalia Cobi Cruz, diretor da Organis. Ele
ponta que os orgânicos quadruplicaram suas vendas entre 2003 e 2017
e cresceram 15% em 2019. Em relação aos 30% de expansão em plena
pandemia apontam uma tendência: a consolidação de um novo cenário, no
qual a alimentação saudável, a sustentabilidade e as relações de
produção socialmente mais justas estão ganhando terreno no conjunto da
sociedade.
Outra constatação importante em 2020, de acordo com a associação, foi o
amadurecimento das relações do movimento orgânico com distribuidores e
pontos de venda, inclusive com grandes redes de supermercados. O
varejista, que trabalha na ponta, percebe muito rápido as tendências de
consumo e precisa estar preparado para atender bem o consumidor, afirma
Cruz.