Um modelo que vem ampliando espaço no Brasil é o de colecionar selos e, partir de um número específico atingido, ganhar prêmios diferenciados. Uma das empresas que atua nesse segmento é a BrandLoyalty , de origem holandesa. Lucas Palombo, CEO da companhia no País, ressalta que essa mecânica tem a vantagem de trabalhar com duas variáveis importantes: aumentar a frequência de compra e elevar o tíquete médio.
Isso acontece porque, ao contrário de outras mecânicas, o consumidor entende que obter o prêmio depende dele. Além disso, é possível colecionar as recompensas, que passam por facas, panelas e outros produtos de renome. Como consequência, o cliente se sente motivado a ir mais vezes às lojas e a aumentar o valor de suas compras a fim de acumular mais selos.
Em ações que realizamos conseguimos um incremento médio de 6% a 15% da venda líquida e um retorno de 80% a 120% sobre o valor investido na iniciativa. E há casos em que o impacto na margem é de até 7 pontos percentuais, reforça Palombo. Para o executivo, no ano que vem, o nome do jogo para o varejo vai ser retenção de clientes.
E não resta dúvidas de que os programas de fidelização podem ajudar muito. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa feita pela BrandLoyalty em parceria com a Kantar com 1.597 pessoas, 85% dos consumidores dizem que esperam ser recompensados por sua fidelidade com benefícios que vão além de descontos. E mais: 68% afirmam que gastariam mais se existissem programas voltados à fidelização nas lojas que frequentam.
Ainda para 2021, a empresa está estudando algumas novidades. Uma delas é digitalizar as ações, utilizando a mesma mecânica de selos por meio de um aplicativo. Isso permitiria trabalhar também com uma base fidelizada e identificada de consumidores, customizando os incentivos e a comunicação com essas pessoas.
Outra iniciativa para o próximo ano é realizar campanhas com as indústrias até agora, a BrandLoyalty vem atuando com varejistas, como Makro, GPA e Muffato, entre outros. Durante as ações, a companhia oferece uma série de serviços aos clientes, como relatórios semanais de performance, suporte na execução e na área jurídica, entre outros.