Daí a importância de contar com uma visão sistêmica da empresa, o que significa integrar o modo de ver de quem está dentro da companhia ao daqueles que a veem de fora. E isso vale tanto para o negócio como um todo ou para questões ou áreas específicas, como supply chain, compras, marketing, perdas, ruptura etc. Essa visão de fora pode vir de profissionais independentes, que trarão experiências do mercado de atuação da rede ou de outros segmentos, evidentemente alinhadas aos pontos discutidos.
É nesse contexto que a adoção de um conselho consultivo ganha importância não apenas para grandes companhias, mas também para pequenas e médias varejistas. Tanto é que a SA Varejo está desenvolvendo uma solução nesse sentido voltada aoautosserviço alimentar, que será divulgada em breve.
Entenda a seguir as vantagens que um grupo experiente de conselheiros oferece às empresas:
A ideia é ajudar a empresa a encontrar soluções para problemas e caminhos para um crescimento sustentável
O conselho pode contribuir, com base em discussões e questionamentos, para que donos e executivos do varejo tenham maior foco ao decidir os rumos da empresa
A partir da adoção de um conselho consultivo, a rede conta com uma das práticas mais importantes relacionadas à governança corporativa: a transparência. Afinal, esse grupo de especialistas faz o acompanhamento dos resultados alcançados a partir das mudanças definidas
Com a implementação do conselho, as diferentes áreas da companhia passam a se envolver mais com o negócio, sendo convidadas a opinar e a fornecer informações que auxiliem no planejamento de longo prazo
Como citado anteriormente, profissionais com grande experiência no setor podem contribuir com um olhar diferente do das pessoas que estão no dia a dia da companhia