A
P&G
segue de olhos atentos às mudanças no comportamento de consumo. Análise dos dados do Scantrack da
Nielsen
, por exemplo, mostrou que, na 3ª semana de março, o mercado de cuidados com a roupa
cresceu duas vezes em comparação com o mesmo período do ano anterior.
"Muitos apostariam que era somente um abastecimento para garantir que
ninguém ficaria sem os produtos em casa. Mas nós da P&G resolvemos
investigar mais a fundo e aumentamos nossas pesquisas e escutas nas
mídias sociais, o que nos mostrou informações interessantes a respeito
desta categoria",
Uma das constatações é de que o consumidor brasileiro está lavando muito mais roupa do que fazia antes. Mas o fato mais interessante é que higiene não é o único fator para que isso aconteça. Confira algumas razões para esse novo comportamento, de acordo com os estudos da P&G:
Sim, ela está mais forte agora. Bauer explica que uma roupa utilizada
para uma simples saída como uma ida ao supermercado já é retirada
imediatamente assim que as pessoas entram em casa.
Com a criançada passando muito mais tempo em casa, aumentou a quantidade de manchas. Não apenas nas roupas que elas utilizam, mas nas toalhas de mesa e de banho e nas roupas de cama, por exemplo.
Com a necessidade de isolamento social, atividades como lavar roupas ajudam a passar o tempo, o que tornou a lavanderia um lugar bastante frequentado da casa, conforme observado em um série de comentários na internet.
A pandemia trouxe uma série de limitações a todos, o que aumentou o
peso das pequenas recompensas no dia a dia das pessoas. Ter a roupa
lavada e perfumada é uma delas neste momento. Não há nada melhor do
que se deitar, colocar a cabeça no travesseiro e sentir o aroma
agradável dos lençóis recém-lavados. Esse é um exemplo de comentário
recorrente de consumidores, capaz de resumir essa sensação.
Uma das consequências desse comportamento é que a categoria de amaciante é cada vez mais valorizada. E não apenas pelo perfume, mas também porque é mais fácil passar uma roupa que teve uso de amaciante no processo de lavagem, em comparação com peças lavadas apenas com detergente.
Para Marcos Bauer, diretor de A&I da P&G, no futuro o impacto de lavar as roupas com maior frequência fará com que cuidar das cores se torne um benefício ainda mais relevante. "Sabemos que lavar as roupas com tanta frequência pode danificá-las mais rapidamente. Isso acontece porque o detergente em pó é muito agressivo. Logo, produtos como sabão liquido, que protegem as cores, tendem a ganhar uma importância muito maior", destaca. No mês de março, o crescimento do segmento de sabão líquido foi de 17%, enquanto o de pó avançou apenas 6%. "Isso se torna ainda mais importante se pensarmos que muitas pessoas tiveram um impacto na sua renda e não devem comprar roupas novas como compravam antigamente", completa o executivo.