Últimas Notícias

04/05/2020

Seis atitudes para conseguir emprego apesar da crise do Coronavírus

Apesar da Covid-19, muitos supermercados brasileiros estão contratando , afinal seguem com demanda aquecida neste momento. Se você está em busca de uma oportunidade, essas seis dicas poderão te ajudar:

1. Se cuide!

O momento é de muitas tensões e incertezas. Por essas razões, Irene Azevedo, diretora de transição de carreira e gestão da mudança na Lee Hecht Harrison , recomenda o autocuidado. Para ela, essa é a hora de se reconectar consigo mesmo. E isso pode ser feito por meio de práticas diárias como meditação, técnicas de meditação e mindfulness. Reserve ao menos 10 minutos de seu dia para cuidar de si mesmo.

2. Prepare-se para entrevistas em vídeo

Já adotada anteriormente por algumas empresas, o recurso de entrevistas de emprego por vídeo – em plataformas como Zoom, Skype, Google Hangouts e Microsoft Teams – se tornou praticamente uma unanimidade desde que o novo Coronavírus chegou com força ao Brasil. Uma recomendação para chegar bem preparado é ensaiar previamente.  Grave a si mesmo pelo celular, falando sobre seus pontos fortes, suas experiências na carreira. Caso sinta-se confortável, pode até pedir a um (a) amigo (a) para te ver do outro lado do vídeo e confirmar se o áudio, a imagem e a luz do local escolhido aparecem bem para quem está assistindo.

3. Atenção às redes sociais

Recrutadores estarão, ainda mais, de olho em postagens dos candidatos em redes sociais. E não apenas no LinkedIn, mas também em plataformas como Instagram, Facebook e Twitter. Sua marca pessoas deve refletir exatamente aquilo que você busca. Outra recomendação é manter o LinkedIn atualizado, com publicações periódicas, uma vez que a rede é específica para contatos profissionais.    

4. Não esqueça do networking

Na situação atual, as pessoas estão mais disponíveis para conversar. E a rede de contatos, no LinkedIn, por exemplo, pode ser muito importante. “Defina o que você busca em sua carreira, quais empresas você quer que olhem seu currículo e comece a conversar com pessoas de interesse”, recomenda Irene Azevedo, diretora de transição de carreira e gestão da mudança na Lee Hecht Harrison. A orientação dela, porém, é de não ir com muita sede ao pote, mas trocar experiências.

5. Aprenda e desaprenda 

Quem está em busca de uma nova oportunidade pode aproveitar esse período para adquirir novos conhecimentos por meio de cursos online. É um bom momento, também, para se desligar de formas antigas de trabalhar que não fazem mais sentido.

6. Planeje-se 

Por fim, uma dica preciosa: saiba se planejar. Defina quanto tempo você dedicará a aprender novas habilidades, quantas horas precisará para atualizar o currículo, entre outras atividades. Sem se esquecer do tempo de descanso, que também tem sua importância. 


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados