O principal avanço nos três primeiros meses deste ano veio da bandeira de atacarejo Assaí, cujas vendas chegaram a R$ 8,55 bilhões entre janeiro e março, após elevação de 23,8%. A principal razão, de acordo com o GPA, é o plano de expansão implantado para a operação de cash & carry, uma vez que 40 lojas inauguradas nos últimos dois anos ainda estão em "processo de maturação e já representam quase um quarto da totalidade das vendas da bandeira".
Com a necessidade de distanciamento social e as restrições ao funcionamento de estabelecimentos considerados não essenciais o perfil de público mudou no Assaí Atacadista. Se antes a o consumidor final representava em torno de 50% das vendas, com a pandemia a representatividade das pessoas físicas no faturamento subiu para 70%. A comercialização de itens básicos, como alimentos comoditizados, produtos de limpeza e higiene pessoal subiram em torno de 30%. Os estoques desses produtos foram reforçados em 15% em todas as operações do GPA.
Já na operação Multivarejo do GPA, na qual estão incluídas as bandeiras Pão de Açúcar e Extra em todos os formatos em que atuam, o faturamento bruto no primeiro trimestre cresceu 6,2%, totalizando R$ 7,35 bilhões. Em 'mesmas lojas', o crescimento foi ligeiramente superior: 6,6%. Nos super, hipermercados e lojas de proximidade, as vendas de itens básicos superaram em cerca de 45% as do mesmo período de 2019. Um fenômeno gerado pela Covid-19 foi a ampliação da cesta de compras e a redução nas visitas ao ponto de venda.
Um das adaptações realizadas pela companhia para melhorar o atendimento
à população durante a pandemia foi a facilidade de parcelamento. No
Assaí, há possibilidade de parcelar as compras em até 3 vezes no cartão
próprio (Passaí) ou em 2 vezes nos demais cartões de crédito, nas
regiões Norte e Nordeste. Já na operação Multivarejo, o parcelamento em
até 3 vezes também foi viabilizado para compras realizadas nos cartões
próprios, e em até 2 vezes nos demais cartões de crédito, em todas as
regiões do Brasil.
Impulsionadas, sobretudo, pelo mês de março, quando a pandemia ganhou
escala no País, as vendas online aumentaram quase 120% no primeiro
trimestre deste ano. Em número de pedidos, o crescimento foi de
aproximadamente 150%. O app próprio de delivery James também registra
avanço exponencial: já teve mais de 2 milhões de downloads, e o número
de pedidos subiu 862% na última quinzena de março, com avanço de 225% do
tíquete médio das compras.