A Técnica de Orçamento Base-Zero (OBZ) pode ajudar a eliminar alguns
gastos de uma vez por todas, principalmente aqueles que estão presentes
por força da imobilidade, frequentemente por anos, e sem uma análise
para saber se a empresa, de fato, precisa conviver com eles, conforme
lembra o mentor financeiro
Marcelo Siqueira
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Formado em Economia pela FAAP e pós-graduado em Mercados Capitais pela
USP, Siqueira lembra que, entre os pontos favoráveis, está a alocação
eficiente de recursos, pois o OBZ baseia-se em necessidades e
benefícios, auxilia a descobrir maneiras econômicas de melhorar as
operações, ajuda na detecção de previsões infladas, identifica e elimina
desperdícios, além de incentivar a olhar mais crítico a respeito da
maneira como os serviços são prestados. Já na relação de aspectos
desfavoráveis está o fato de você ter que justificar todos os detalhes
relacionados às despesas, o que pode tornar a aplicação mais demorada e
exaustivo que outros métodos tradicionais.
De acordo com o especialista, uma receita básica de implementação do OBZ pode seguir sete passos simples:
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Coloque na primeira linha a receita mensal líquida
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Liste todos os destinos do dinheiro, sem colocar nenhum valor
inicialmente. Coloque como primeiro item da sua lista a categoria
Investimentos. É possível que eles não caibam no seu orçamento hoje,
mas é aí que essa técnica começa a ficar interessante
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Logo abaixo procure listar todas as categorias de gastos, ainda sem colocar nenhum valor, somente os nomes das categorias
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As parcelas das dívidas e financiamentos também precisam estar nesse
lugar, se for esse o caso. Note que até esse momento, o único valor que
aparece na sua planilha é o da receita líquida. Pois bem, a soma dos
seus gastos não pode ultrapassar a receita líquida
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Feito isso, é preciso começar a preencher com os demais valores. A
primeira linha é a do investimento. Normalmente se trata o investimento
como a sobra. É preciso inverter essa condição e se garantir primeiro.
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Quanto gostaria de separar todos os meses da receita
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Agora, é hora de fazer a conta de chegada. O que você vai fazer com a
receita que sobra depois da parcela dos investimentos? O que realmente é
prioridade ?