Últimas Notícias

09/03/2020

Após pedidos de estudantes, rede Palomax substitui sacolas plásticas

A rede paulista de supermercados Palomax  decidiu substituir as sacolas plásticas comuns – não recicláveis e não retornáveis – por embalagens educativas e oxibiodegradáveis, apesar de não haver essa exigência legal nas cidades onde atua: Matão e Araraquara. 

Tudo começou com um projeto do SESI, desenvolvido junto aos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental pelo consultor de gestão ambiental José Oliveira e pela professora Eliane Maria Miola. Na atividade, os estudantes encaminharam cartinhas ao supermercado com mensagens solicitando a adoção de sacolas ecológicas.

O Palomax foi a empresa escolhida pelos estudantes por contar com o maior número de lojas em Matão (SP) e estar presente no dia a dia das famílias. A rede varejista abraçou a causa e, em parceria com o SESI, deu início ao projeto “Sacolinha Educativa Palomax”. Felipe Buttignon, diretor-presidente da rede supermercadista, explica que nome de “sacolinha” foi definido para tirar o estigma que a embalagem têm junto à sociedade, uma vez que elas servirão, a partir de agora, como um veículo transmissor da mensagem ecológica. Já a palavra “educativa” foi escolhida por dois motivos: faz o papel de um professor, ensinando como descartar corretamente os resíduos, além do fato de ter nascido em uma escola (SESI), delegando aos alunos o papel de protagonistas da pauta educativa.

Os modelos escolhidos para embalar as compras dos clientes foram baseados naqueles fornecidos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, nas cores verde e cinza identificando previamente a separação de resíduos. "Nossa proposta é conscientizar a população sobre os danos que as sacolas convencionais causam à natureza”, afirma Felipe Buttignon, acrescentando que as novas embalagens são maiores, com capacidade para até 10 kg, e mais resistentes. “Além disso, podem ser reaproveitadas para separar o lixo domiciliar e auxiliar a coleta seletiva do município e estimular a prática de reciclagem”, completa o diretor-presidente do Palomax.

ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados