Levantamento da consultoria Gallup identificou que 50% dos profissionais consultados já deixaram um emprego por problemas com seu líder hierárquico ou, em outras palavras, por considerar o chefe ruim.
Todos os anos, a empresa promove nos EUA uma premiação a fim de eleger o
melhor gerente entre companhias dos mais variados setores, avaliando
quesitos como experiência dos funcionários, engajamento, desempenho e
capacidade de retenção de talentos. Na última edição,
Ryan Pendell, consultor da Gallup, entrevistou os 9 finalistas para
entender quais habilidades os tornavam tão qualificados na função de
liderança. Confira os resultados:
Um bom líder consegue mostrar porque a realização de cada tarefa é importante para a empresa, o que contribui para que os colaboradores enxerguem o valor das atividades do dia a dia
Quando as opiniões e sugestões de um funcionário são ignoradas, o resultado é desânimo e sensação de desvalorização por parte da empresa. Cabe ao líder estimular sua equipe ouvindo opiniões e até mesmo solicitando novas ideias. Quem faz isso abre caminho para criar uma cultura de colaboração e inovação
Abordar com transparência o que ocorre no momento é outra atitude essencial. Mesmo quando erros acontecem, aquilo não pode ser encarado como um tabu. Discutir abertamente o que aconteceu é o primeiro passo para resolver a situação. Mesmo em momentos delicados é preciso agir de forma transparente. Se a produtividade de um funcionário está em queda, por exemplo, cabe ao lidar conversar com ele para entender o que acontece e buscar uma solução conjunta
Por mais atribulada que seja a rotina de trabalho, vale preparar um tempo para conversar com cada integrante da equipe. Essa atitude simples é capaz de diferenciar um líder da maioria de seus pares, uma vez que apenas 20% dos trabalhadores norte-americanos conversam regularmente com seus superiores hierárquicos dado que não parece muito diferente da realidade brasileira
Mesmo quando aumentos de salário não são viáveis, funcionários podem ser incentivados de outras formas, desde que o líder descubra o que motiva cada um deles. Cursos, trabalhos desafiadores, novos projetos?
Bateu a meta? Finalizou um projeto importante? Então celebre junto com seus comandados e deixe clara a importância de cada um deles
Um líder com alta capacidade jamais considera sua equipe uma simples ferramenta para atingir objetivos. Pelo contrário, valoriza o lado humano, se importa com dificuldades, crises e problemas pelos quais os funcionários possam estar passando.
Estar aberto a transmitir seu conhecimento para que, futuramente, ele seja aproveitado por novas lideranças é outra qualidade dos melhores líderes. Afinal, a preocupação com o desenvolvimento da equipe e da empresa não pode se concentrar somente no tempo presente.