Últimas Notícias

28/11/2019

Black Friday: como as empresas definem os produtos que vão te

As empresas levam em conta uma série de fatores para decidir quais produtos vão ter descontos durante a Black Friday – que este ano acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro. De forma geral, as varejistas optam por reduzir o preço de itens mais estocados, que tenham elevada margem de ganho e que “dialoguem” entre si para que possam gerar novas intenções de consumo – como televisores e home theater.

"Os produtos que vão para a promoção são aqueles que precisam que a empresa tenha uma margem grande", afirma o professor de de e-commerce e omnichannel da ESPM, Alexandre Marquesi.


Veja algumas características dos produtos em promoção:


Produtos com elevada margem ;

·         Produtos com nível alto de estoque;

·         Produtos complementares, como computador e monitor, por exemplo;

·         Produtos que incentivem as empresas a entrar na briga por descontos.


"A estratégia mais comum de colocar um produto em promoção é se ele está parado no estoque", diz Marquesi. 

No ano passado, os produtos de maior desconto na Black Friday nem sempre foram os mais desejados pelos consumidores. Um levantamento do Zoom – site e aplicativo comparador de preços – mostrou que o item com maior redução de preço percentual foi um aparador de pelos na edição de 2018. A queda foi de 42%.

 

Veja os produtos com mais descontos em 2018:

 

·         Aparador de pelos Trimmer (desconto de 42%)

·         Jogo Sniper Elite III (desconto de 40%)

·         Central Multimídia (desconto de 37%)

·         Jogo Shadow of The Tomb Raider (desconto de 36%)

·         Smartphone Multilaser MS50X (desconto de 35%)

·         Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto (desconto de 34%)

·         Mouse Óptico Notebook sem Fio MO251 - Multilaser Melody 3 (desconto de 34%)

·         Smart TV TV LED 58" Samsung 4K (desconto de 30%)

·         Smartphone Multilaser MS80 (desconto de 29%)

·         Jogo Assassin's Creed IV (desconto de 25%)

 

"Não há uma regra definida para colocar um produto em promoção, cada empresa tem uma estratégia", afirma o CEO do Zoom, Thiago Flores. "Mas dificilmente um produto recém-lançado vai tem alguma redução de preço." 

Nos últimos anos, a Black Friday tem tido mais importância para o varejo, contribuindo para dados melhores do comércio nos meses de novembro.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados