Últimas Notícias

26/04/2019

Unilever testa cargo compartilhado e jornada semanal de três dias

Desde o início do mês, duas profissionais dividem a tarefa de comandar o RH da companhia no Brasil

O mercado de trabalho está em constante transformação e isso não chega a ser uma novidade. Startups e empresas de tecnologia, por exemplo, trouxeram novos padrões para o ambiente corporativo, a ponto de influenciar até mesmo companhias tradicionais. Mas agora uma iniciativa realizada no Brasil por uma das maiores indústrias de bens de consumo do planeta, tem chamado a atenção de quem acompanha o setor de recursos humanos.

Há quase um mês, Carolina Mazziero e Liana Feracotta dividem o cargo de diretora de RH na subsidiária brasileira da Unilever. A ideia partiu das próprias profissionais, enquanto tomavam um chá da tarde durante a licença maternidade de Carolina. Elas, que na época ocupavam outras funções na companhia, tiraram uma foto juntas e mandaram a sugestão para a superior, quase como uma brincadeira. A aceitação foi ótima e, aquilo que parecia um sonho, começou a ser testado no início deste mês.

É importante para nós, como funcionárias da área de gestão de pessoas, sermos as cobaias do projeto para depois alavancar isso para o negócio”, afirma Carolina Mazziero, que trabalha às segundas, terças e quartas, enquanto Liana Feracotta comparece à empresa às terças, quartas e quintas. Sexta-feira é dia de folga para ambas, uma vez que muitos funcionários trabalham em home office.

Com redução de 40% na carga horária de trabalho, elas ganham tempo extra para ficar ao lado dos filhos, realizar cursos e desenvolver outras atividade capazes de melhorar a qualidade de vida. “Tem um benefício pessoal muito grande em compartilhar um cargo. Consigo levar meus filhos para a escola, ler artigos, estudar, ouvir podcasts. Isso é muito importante para um profissional em um mundo ágil como o que estamos vivendo”, afirma Liana, que cita o altíssimo engajamento como um dos pontos fortes da Unilever Brasil. "Quando estou aqui, estou de corpo e alma, completamente focada nos desafios que tenho”, garante.

O compartilhamento de cargo, job sharing, em inglês, já acontece em algumas outras companhias internacionais, porém o mais comum é encontrar dois CEOs dividindo a tarefa de comandar uma companhia. É o que acontece, por exemplo, nos supermercados Whole Foods e na rede de restaurantes de comida mexicana Chipotle. 


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados