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15/04/2019

Saiba por que desempenho de bons profissionais cai ap?s seis meses na empresa

Especialista explica que sempre existir? a diferen?a entre o saber fazer e aquilo que, na pr?tica, cada um executa de forma efetiva

N?o h? como garantir, com 100% de certeza, que um funcion?rio atingir? todo seu potencial no trabalho. E isso vale mesmo para os profissionais com altos n?veis de competent?ncia, que impressionam no processo seletivo. Em artigo na Harvard Business Review, Tomas Chamorro-Premuzic, cientista-chefe de talentos do ManpowerGroup, explica, com base na ci?ncia do potencial humano, que n?o ? poss?vel entender completamente a compet?ncia predominante de algu?m sem considerar a esfera emocional, as prefer?ncias e tamb?m a boa vontade. "A diferen?a entre o que voc? sabe fazer e o que voc? realmente faz sempre vai existir, independentemente do seu n?vel de intelig?ncia, conhecimento e experi?ncia", afirma.

Por mais que os discursos de engajamento e comprometimento sejam sedutores, na vida real poucas pessoas conseguem se dedicar plenamente a dar o melhor de si ou seguir 100% motivadas. Na maioria dos casos, depois de seis meses da contrata??o, per?odo chamado de lua-de-mel com a empresa, o rendimento tende a apresentar queda. Tomas Chamorro-Premuzic, que tamb?m ? professor de Psicologia Organizacional na University College London e na Columbia University, comenta quatro das principais raz?es para isso acontecer.

1. Estar no lugar errado

Compet?ncia tamb?m tem rela??o com a personalidade estar alinhada com o cargo ocupado. "Psic?logos organizacionais chamam isso de 'alinhamento  colaborador-empresa', mensurado, de um lado, pela quantifica??o do n?vel de alinhamento entre as a?es, valores e boa vontade do colaborador e, do outro, pela descri??o do trabalho, da fun??o e da organiza??o. A quest?o ? que, mesmo que as organiza?es avaliem o candidato corretamente, elas n?o avaliam a fun??o e, especialmente, a sua pr?pria cultura", analisa o pesquisador.

2. M? lideran?a

Desligamentos n?o s?o raros quando n?o h? ader?ncia do profissional ? fun??o a que foi designado. E isso pode partir de ambos os lados. Mas o que as empresas precisam entender ? que a falta de entusiamos pode ser um efeito colateral da m? lideran?a. Em seu livro Why Do So Many Incompetent Men Become Leaders?, Tomas Chamorro-Premuzic comenta que a m? gest?o, em especial realizada por homens, ? uma das raz?es pelas quais tantas pessoas n?o t?m bom desempenho no trabalho, e ainda por que os colaboradores mais talentosos e importantes se desligam da empresa, ou at? mesmo dos empregos tradicionais.

3. Pol?tica organizacional t?xica

Ambientes moderno e boa gest?o de talentos s?o importantes para atrair o interesse de pessoas talentosas e mant?-las na empresa, mas o clima organizacional deve ser considerado com um todo. "Os l?deres adoram pensar que a empresa ? um ?m? que atrai talentos da meritocracia; no entanto, a realidade ? que, mesmo que eles tenham a capacidade de atrair os grandes talentos, essas pessoas ter?o de aprender a lidar com o lado t?xico e nepotista de qualquer cultura que seja ? inclusive saber um pouco de pol?tica", lembra cientista-chefe de talentos do ManpowerGroup.

4. Falta de considera??o com a vida pessoal 

No cen?rio corporativo atual, que envolve trabalho exaustivo e muito press?o, h? chefes e empresas que parecem ter esquecido que seus funcion?rios t?m uma vida pessoal. Por mais empenhadas e talentosas que sejam as pessoas, elas podem passar por obst?culos que atrapalham a carreira. Bons chefes devem entender isso e apoi?-las.



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