Últimas Notícias

29/01/2019

ACATS apresenta resultados de rastreabilidade e controle de alimentos

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nesta terça-feira, dia 29.01, às 14h, em Florianópolis, a apresentação de resultados do Programa Alimento Sustentável/RAMA, de rastreabilidade e monitoramento de alimentos. O público alvo do evento é formado por supermercadistas, empresários e profissionais ligados ao segmento de produção e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros, que integram o Programa ou possuem interesse.


O controle e o monitoramento de hortifrúti tem experimentando avanços consideráveis nos últimos anos. O volume de produtos já rastreados no Brasil desde o início do projeto alcança 5,7 bilhões de toneladas. No total são cerca de 25 mil origens (produtores inscritos no programa como fornecedores de alimentos in natura) e Santa Catarina tem cerca de 17% deste contingente, um dos Estados mais avançados do País.


Os dados apresentados pela PariPassu, parceira técnica do programa, dimensionam os avanços em SC até o momento. São atualmente 23 redes supermercadistas catarinenses, com mais de 200 lojas, engajadas no processo, as quais são responsáveis pela comercialização de mais de 60% do volume de hortifrúti comercializado e consumido em SC.


Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, o Programa já avançou bastante, mas precisa continuar a crescer. "É fundamental que as empresas acreditem nos resultados e qualifiquem suas operações. O reconhecimento vai aparecer, com certeza".
O Programa Alimento Sustentável (PAS) da ACATS já foi reconhecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.


Três redes catarinenses já conquistaram prêmios nacionais de Boas Práticas na rastreabilidade: as redes Hippo e Angeloni, duas vezes cada uma e o Supermercado Zabot.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados