Últimas Notícias

10/01/2019

Saiba como será a entrevista de emprego do futuro

Processo seletivo adotado na McKinsey envolve jogo de computador criado por startup. Ideia deve se tornar mais comum nos próximos anos

Mesmo as empresas de perfil mais tradicional começam a utilizar novas formas de medir as habilidades de candidatos durante a entrevista de emprego. A tendência para o futuro é da popularização de processos de contratação mais criativos e assertivos.
Bom exemplo vem da consultoria McKinsey . Há quatro meses, cerca de dois mil profissionais que se candidataram a vagas por lá passaram por um processo que, claro, envolvia entrevistas mas não ficava resumido a isso. Uma das etapas consistia em participar de um jogo de computador cuja primeira tela trazia o seguinte desafio: Ã‚“você é o cuidador de uma ilha onde as plantas e animais vivem em ecossistemas diversos”. O jogo foi desenhado para atrair pessoas inteligentes e com conhecimentos em tecnologia, tornando-se ferramenta para encontrar talentos além da velha fórmula de buscá-los nas escolas de negócio. 

Pilita Clark, jornalista do Financial Times, passou pelo teste e conta que a primeira tarefa do game era construir um recife de corais saudável. Segundo ele, era mais difícil do que parece, apesar de o jogo apresentar quais peixes e corais se adaptam melhor em cada profundidade. O passo seguinte era salvar pássaros de um vírus, trabalho para o qual era preciso acertar, em pouco tempo, um cálculo para chegar à dose certa de vacina.  

Segundo a McKinsey, nenhum candidato é eliminado do processo seletivo apenas pelo desempenho no game. O jogo foi criado pela startup norte-americana Imbellus , fundada por Rebecca Kantar. Ela acredita que, na era da automação, as pessoas devem ser avaliadas pelo que pensam, e não simplesmente por aquilo que sabem.  


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados