Últimas Notícias

26/11/2018

Saiba o que mudou no consumo de cervejas no Brasil

Maioria já prefere beber pequenas quantidades de marcas de melhor qualidade

Pesquisa da agência de inteligência de mercado Mintel comprova que o consumidor brasileiro de cerveja está ficando mais sofisticado. Nada menos do que 57% dos entrevistados preferem beber pequenas quantidades de cervejas mais caras, em vez de grandes quantidades de versões de baixo custo da bebida.

Esse novo comportamento é ainda mais presente entre as pessoas de alto poder aquisitivo: 68% do público AB priorizam qualidade no lugar de quantidade. Para 42% dos entrevistados, conhecer um novo sabor é uma boa motivação para experimentar um novo tipo de cerveja. Essa disposição para consumir inovações é ainda mais forte entre os jovens, com 53% das menções entre os entrevistados com idade de 18 a 24 anos. 

“A nossa pesquisa indica que os consumidores, principalmente os mais jovens, são atraídos por sabores novos e interessantes ao provar novos tipos de cerveja. As marcas podem, portanto, investir em sabores inovadores e exóticos para atrair esse público por meio da curiosidade", sugere Ana Paula Gilsogamo, especialista em alimentos e bebidas da Mintel. "Já em relação ao fato de que as preferências dos consumidores estão mudando de grandes quantidades para quantidades menores de maior qualidade, investir em embalagens menores para produtos premium pode ser uma oportunidade para atrair as classes mais altas. Apesar de várias marcas nacionais já terem lançados versões menores de seus produtos, as cervejas artesanais e de trigo ainda não aproveitaram essa oportunidade", analisa Ana Paula. 

Nacionais x Importadas

De acordo com a pesquisa da Mintel, o público masculino ÃƒÂ© mais propensos do que as mulheres a preferir cervejas nacionais: 47% contra 41%. Por outro lado, não há grande diferença na quantidade de entrevistados que afirmaram preferir marcas internacionais: 26% deles são homens, enquanto 23% são mulheres.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2019 - Todos os direitos reservados