Últimas Notícias

26/11/2018

Conheça uma categoria que está ganhando espaço no mix de muitas lojas

Sanduíches, pizzas, sucos e saladas – tudo prontinho para consumo na loja, no escritório ou em casa – estão crescendo em vendas. Saiba por que e veja como trabalhar o segmento no seu supermercado

Uma nova categoria começa a ganhar força no varejo alimentar: a dos alimentos prontos para consumir na hora, como sanduíches, pizzas e saladas mistas que já vêm com molho – atenção: nada a ver com as refeições congeladas com que você está habituado. Nesse segmento, os produtos são normalmente refrigerados e podem ser aquecidos na loja ou levados para o escritório ou para casa. Por enquanto, essa linha é mais comum em unidades voltadas à conveniência, como Carrefour Express e Meu Dia%. Mas também há supermercados de bairro se destacando na sua venda.

É o caso da rede Zona Sul , do Rio de Janeiro. A varejista criou uma categoria chamada “consumo local”. Ali, o cliente encontra pizzas, massas, café da manhã e carne grelhada prontos para consumo. Dentro dela, existe a subcategoria “Pague e Leve”, que agrupa sucos, sanduíches, saladas prontas e pratos com salada e uma proteína. Além de dar nome a um espaço dentro das lojas, também se tornou a marca de uma linha de produtos, que inclui itens de parceiros e da própria rede. Segundo Pietrangelo Leta, vice-presidente comercial do Zona Sul, esse segmento já representa 30% da categoria de “consumo local” e cerca de 1,5% do faturamento total da rede. “Essa participação é bem representativa para um negócio relativamente novo”, avalia ele. “Em termos de layout, os itens prontos ficam preferencialmente na entrada da loja. Também estamos investindo em equipamentos práticos, voltados para self-service para atender o público que faz a refeição dentro da loja”, acrescenta o varejista.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados