Últimas Notícias

23/08/2018

Após alta recorde, inflação dos supermercados volta a cair em julho

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista dos Supermercados (APAS) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) permaneceu praticamente estável em julho de 2018, apresentando ligeira queda de 0,07% no comparativo com o mês anterior. Com este resultado, o acumulado do ano agora apresenta inflação de 3,18%.

Esta estabilidade vem mostrar que junho foi um mês atípico de alta da inflação e que sentiu bastante o impacto da paralização dos caminhoneiros em maio. Produtos que foram grandes responsáveis pela alta dos preços, aves e hortifrutigranjeiros retomaram seu patamar de antes da greve e impulsionaram o índice para baixo”, explicou Thiago Berka, economista da APAS.

 

O economista, no entanto, entende que ainda não é a hora de reavaliar o índice projetado de inflação para o ano nos supermercados. “Apesar do cenário político incerto e com a retomada do emprego em um ritmo mais lento do que o esperado, o resultado de julho deixa o setor menos cauteloso com o futuro e confiante de que as previsões permaneçam dentro da meta divulgada em janeiro deste ano, que era de uma inflação na casa dos 4%”, avaliou.

 

Em julho, 15 categorias, dentre as 28 analisadas, tiveram aumento de preço. Um cenário totalmente diferente de junho, em que a inflação aumentou em 25 das categorias. Dessa forma, o índice geral de julho ficou empatado, equilibrando os fortes aumentos que permanecem no leite e seus derivados e a queda que ocorreu nas proteínas e hortifrutigranjeiros.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados