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28/06/2018

Nestlé pode ter de leiloar marcas da Garoto

Termina amanhã prazo estipulado pelo Cade para empresa se desfazer de dez marcas

Um negócio fechado há 16 anos ainda não está totalmente resolvido. A Nestlé não conseguiu vender um pacote de dez marcas para encerrar os questionamentos jurídicos acerca da compra da Garoto, realizada em 2002. A venda desse pacote, que inclui marcas como Sensação, Serenata de Amor, Lollo e Ckokito, foi determinada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O prazo estipulado termina amanhã (29/06).

A Nestlé deve solicitar um prazo maio para definir as negociações. Já fez isso no ano passado, por não ter conseguido negociar as marcas até outubro de 2017, primeira data estipulada.

Diante das dificuldades no cumprimento das exigências, o Cade pode solicitar mudança no pacote, incluindo marcas com maior apelo de venda. Outra possibilidade é solicitar o leilão das marcas sem preço mínimo, o que pode fazer com que a Nestlé tenha de vendê-las mesmo que os valores oferecisos sejam considerados baixos.

No acordo já definido, o Cade impede a venda das marcas a um concorrente de grande porte, o que reduziu a lista de prováveis compradores, dificultando a viabilização do negócio. O comprador terá de ser aprovado pelo Cade antes do fechamento do negócio.

Retirar as marcas de circulação está, segundo o Cade, "fora de cogitação", uma vez que significaria tirar do mercado marcas importantes, inclusive para representar concorrência futura com a Nestlé. 

Caso as determinações não sejam cumpridas, o Cade pode reprovar a compra da Garoto e solicitar a sepração das empresas, mesmo tendo passados 16 anos da compra pela Nestlé.


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