Últimas Notícias

18/06/2018

Obesidade parou de crescer no Brasil

Redução no consumo de refrigerantes e bebidas adoçadas influenciou no resultado

Um em cada cinco adultos no País é obeso, revela pequisa do Ministério da Saúde. Esse percentual é 60,2% do que o registrado em 2006, quando o estudo foi realizado pela primeira vez. O patamar preocupa, porém, após rápido avanço, os índices de obesidade não crescem no Brasil desde 2015. O mesmo cenário aparece quando o quesito analisado é o excesso de peso: após 11 anos de expansão, o percentual de brasileiros com sobrepeso também permanece estável desde 2015.

Uma nova pesquisa será realizada no final do ano para confirmar essa tendência. No entanto, os novos hábitos alimentares influenciaram esse bloqueio no avanço da obesidade. Hoje o brasileiro consome menos refrigerantes e bebidas adoçadas: em 2007, 30,9% dos moradores das capitais faziam consumo regular desses produtos, enquanto hoje esse comportamento é reproduzido por apenas 14,6% das pessoas. Entre os jovens de 18 a 24 anos, porém, 22,8% ainda mantém o hábito de consumir essas bebidas. Justamente nessa faixa etária a redução no consumo de refrigerantes e bebidas adoçadas foi mais discreta.

A inclusão de frutas e hortaliças na alimentação também melhorou, mas ainda fica abaixo do patamar ideal. Entre a população com idade entre 18 e 24 anos, cresceu 25% a quantidade de pessoas que consomem esses alimentos em pelo menos cinco porções na semana. No entanto, esse hábito é citado por apenas 19,63% desses jovens. Já entre os entrevistados com idade acima de 65 anos, 26,9% fazem uso de frutas e vegetais na quantidade recomendada.

As mudanças que frearam a obesidade e o sobrepeso não ocorreram somente na alimentação. Aumentou também em 24% o número de brasileiros que afirmam praticar exercícios de forma leve ou moderada.

Os indicadores ainda precisam melhorar mais, no entanto a busca por alimentos saudáveis e a recusa àqueles maléficos à saúde devem ser cada vez mais constantes por quem frequenta o seu supermercado. 


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados