Últimas Notícias

12/06/2018

Problemas na sociedade da sua empresa?

Problemas na sociedade da sua empresa?

Veja o que fazer. Afinal, segundo especialista, sociedade nos negócios pode ser mais difícil que casamento.

Muitas empresas fracassam por divergências não solucionadas entre sócios, e esse fator é pouco considerado nas estatísticas sobre fechamento de empresas, acredita Renato Bernhoeft, fundador e presidente do conselho de sócios da höft consultoria. O especialista ressalta que o assunto é complexo, porém cita três aspectos que devem ser tratados como prioridade pelos sócios.

1. Amizade não é tudo

Muitas sociedades começam a partir de uma sólida amizade, no entanto essa relação profissional tem características completamente diferentes.  Bernhoeft lembra que uma sociedade tem finalidades específicas e exige pré-requisitos como clara visão do objetivo; conciliação de interesses coletivos com os individuais; afinidades de pontos de vista em relação à postura comercial, capacidade de lidar com divergências e, claro, confiança mútua.

2. Sociedade é mas difícil que casamento

Enquanto no casamento existe afeto e atração, o que em muitos casos ajuda a resolver adversidades, numa sociedade o que há são interesses comuns em resultados bem mais mensuraráveis. E nos negócios, muitas vezes a emoção mais dificulta do que facilita a relação. Conflitos de interesse, quando surgem entre sócios, devem ser tratados abertamente. Qualquer tentativa de encobrí-los pode piorar a relação. Ao contrário da dinâmica mais prevsível da vida conjugal, Renato Bernhoeft avisa que a sociedade é uma incógnita que precisa ser revista constantemente.

3. Modelos se renovam

A sociedade foi constituída em um determinado momento da vida. Com o tempo, porém, os objetivos pessoais dos sócios podem mudar, surgindo conflitos que inviabilizem a manutanção do modelo inicial. Quando a confiança mútua permanece intacta, a solução desses casos pode não ser a separaração dos sócios, mas uma revisão fo modelo foi bem sucedido porém se esgotou. 


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados