Últimas Notícias

11/06/2018

Saiba como ter ideias novas no trabalho

Especialista recomenda se inspirar em soluções encontradas por outras empresas, de qualquer setor

As famosas reuniões de brainstorming, nas quais os participantes falam ideias que vêm à cabeça e todos ajudam a lapidar as propostas, não são a melhor forma de conseguir ideias novas no trabalho. Quem afirma isso é o designer americano Jake Knapp, especialista em resolução de problemas e autor do livro "Sprint - O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias" (Editora Intrínseca, 320 págs., R$ 29,90).

Para ele, essas reuniões produzem resultados rasos, uma vez que a busca pelo consenso faz com que as propostas sejam muito diluídas para agradar a todos. E, muitas vezes, acabam sendo aprovadas ideias não tão boas apenas pelo fato de terem sido sugeridas por alguém com fama de criativo ou especialista naquele assunto. Conversando com diversas equipes, o designer descobriu que as melhores ideias não surgiram em reuniões, mas em momentos que a pessoas estava sozinha, muitas vezes fora do ambiente de trabalho.

Na visão de Jake Knapp, a melhor forma de ter ideias novas no trabalho é criar uma biblioteca de boas referências, com exemplos bem-sucedidos para resolver aquele problema. "Fazemos isso olhando não o que a líder do seu setor já faz, mas o que uma organização que sofreu muito com a mesma questão fez para solucioná-la, não importa a área", explica.

O especialista exemplifica seu raciocínio: "Uma pessoa que trabalha em uma instituição financeira e está criando um produto cujo sucesso depende da confiança do cliente pode observar o caso da Uber, por exemplo, que teve sérios problemas com isso. Vale ver como eles estruturavam as mudanças para melhorar a segurança dos seus passageiros e dos motoristas, em vez de olhar para outros bancos", afirma Knapp, que cita também o exemplo de um e-commerce de café, com o qual trabalhou, que melhorou a descrição dos produtos no site após observar o que lojas de chocolate e vinho faziam para descrever o sabor e a textura de seus produtos.


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados