Últimas Notícias

02/04/2018

Consumo doméstico de café deve avançar mais 3,4% este ano

Consumo doméstico de café deve avançar mais 3,4% este ano

Depois de subir 3,3% e alcançar quase 22,3 milhões de sacas em 2017, a demanda interna de café deve crescer mais 3,4% este ano, para um total de 23 milhões de sacas, segundo pesquisa da Euromonitor encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Segundo Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic, que apresentou os dados ontem na Sociedade Rural Brasileira, essa indústria movimentou R$ 7,6 bilhões no ano que passou, 8,5% acima de 2016. O montante levantado pela Abic considera a venda total de café pelas indústrias para os canais de distribuição no país. Este ano, considerando o atual comportamento de preços da matéria-prima no mercado e o volume esperado de crescimento no país, essa indústria deve movimentar 5% a 6% mais, estimou Herszkowicz.

Do valor total negociado pela indústria no ano que passou, 37,8% foram cafés de baixo preço, 57,7%, "mainstream" e 3,6%, premium, segundo a Abic. Para a Abic, a reação da economia tem impactado positivamente o consumo de café pelas famílias. "O levantamento mostrou que o consumidor tem disposição para pagar mais por qualidade. A categoria de cafés premium tem crescido", afirmou o dirigente. Segundo ele, neste ano, mais uma vez a oferta de cafés de melhor qualidade deve estimular o consumo. Assim como o fato de o café ter preços acessíveis mesmo com reajustes.

O estudo da Euromonitor indica que do volume total de café consumido em 2017, 81% foram de torrado e moído, 18% de grãos e 0,9% de cápsulas. Conforme o levantamento, o mix de produtos das empresas "ganhou em diversificação" em 2017 e com "um aumento de preços menos acentuado" (...) " estabeleceu-se cenário mais propício aos produtos de melhor qualidade".

A expectativa, segundo o estudo, é que o arrefecimento da crise impulsione o consumo fora do lar. Em 2017, o food service ficou com uma fatia de 33% do mercado de café em volume, e a projeção para 2021 é de que suba para 34%.

O levantamento encomendado pela Abic projeta que o volume total de café no mercado doméstico vai atingir 25,6 milhões de sacas em 2021, sendo 80% de café torrado e moído, 19% em grão torrado e 1,1% de cápsulas. Os números consideram sacas de 48 quilos, volume restante após a torra do café verde. O estudo contempla as vendas de café de todas as categorias: torrado e moído, grãos e em cápsulas.

ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados