Últimas Notícias

28/03/2018

Casino nega parceria envolvendo Amazon e Via Varejo no Brasil

Casino nega parceria envolvendo Amazon e Via Varejo no Brasil

O grupo francês Casino, controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA), desmentiu nesta terça-feira (27), em Paris, uma eventual parceria entre a filial brasileira Via Varejo e a gigante americana de comércio on-line Amazon. Segundo os franceses, não há novidade no processo de venda da varejista de eletrodomésticos, que é dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio.

“Após os rumores divulgados hoje, o Casino confirma que o processo de venda de sua filial Via Varejo continua no Brasil sem elemento novo para ser levado ao conhecimento do mercado em relação ao que foi dito em 8 de março, durante a publicação de seu balanço anual”, diz o comunicado. O grupo francês também “desmente qualquer parceria em relação à essa filial”.

Em 8 de março, o principal executivo do grupo Casino, Jean-Charles Naouri, havia reiterado o plano de vender a Via Varejo, anunciado no final de 2016. Naouri ressaltou, porém, que isso só irá ocorrer quando os preços das ações atingirem um valor satisfatório.

Também hoje, o Grupo Pão de Açúcar, controlador da Via Varejo com 43% das ações, divulgou uma nota no Brasil sobre o assunto. O grupo afirmou que “anunciou em outubro de 2016 sua intenção de vender o controle acionário da Via Varejo. O processo de venda está em andamento e não há nada material para divulgar neste momento.”

As notícias de uma eventual parceria entre a Via Varejo e a Amazon praticamente coincidem com o anúncio, feito na noite de ontem (26), de um acordo entre a rede de supermercados Monoprix, filial do grupo Casino, e a gigante americana da web.  

Há meses, a Amazon vinha procurando ampliar sua oferta de produtos alimentares na França e conseguiu fechar um acordo com a filial mais rentável do grupo Casino no país.

Com a parceria, o Monoprix terá uma loja virtual na Amazon. A oferta é reservada aos assinantes do serviço Prime Now da Amazon, de entregas rápidas, em uma ou duas horas.

Segundo o presidente do Monoprix, Régis Schultz, 90% da oferta de produtos na Amazon, de 5 a 10 mil referências, será de produtos alimentares, inclusive frescos.

O serviço será implementado neste ano, ainda sem data prevista, e só funcionará em Paris, mercado com maior poder aquisitivo da França, e em 21 periferias próximas à capital. 

A expectativa é de que a parceria se estenda posteriormente a outras cidades francesas. O presidente da Amazon na França, Frédéric Duval, não quis comentar a eventual expansão da parceria com o Monoprix  em uma teleconferência nesta manhã.

ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados