Últimas Notícias

22/01/2018

Movimento do varejo cresce em 2017

O Indicador Movimento do Comércio, apurado pela Boa Vista SCPC, registrou pela primeira vez desde 2014, expansão nas vendas do setor. A alta foi de 1,5% em 2017, ante o ano anterior, e a perspectiva é que a curva positiva continue nos próximos meses, consolidando a recuperação do varejo.

 

A projeção otimista da empresa se alicerça na melhora do cenário econômico. Fatores como a redução dos juros, a expansão do crédito, a melhoria dos níveis de renda e a diminuição do desemprego devem dar fôlego para uma retomada mais forte do setor.

 

No mês de dezembro, o indicador mostrou avanço ainda mais consistente, de 6,3%, na comparação com o mesmo mês do ano de 2016. Contra o mês imediatamente anterior o crescimento foi de 1,1%, aplicados os ajustes sazonais.

 

Setores

 

Na base comparativa, o crescimento foi puxado principalmente pelo setor de móveis e eletrodomésticos, que apresentou expansão de 2,2%, frente novembro. O setor foi também um dos que mais cresceu no consolidado de 2017, com uma alta equivalente, de 2,2%.

 

Outro segmento que contribuiu para o resultado do mês e do consolidado do ano foi o de supermercados, alimentos e bebidas. Na base mensal, a alta foi de 0,3%, descontados os efeitos sazonais, e no acumulado em doze meses o crescimento permaneceu em 1,7%.

 

O estudo da Boa Vista SCPC mostrou ainda um avanço no segmento de tecidos, vestuários e calçados, que cresceu 0,1% na comparação com o mês de novembro e que acumulou em 2017 alta de 1,2%.

 

Na comparação interanual, um dos segmentos que foi na contramão do comércio, registrando retração nas vendas do ano passado, foi o de combustíveis e lubrificantes. No acumulado de 2017, a queda foi de 2,5%. Ainda assim, o ramo apresentou leve crescimento no mês de dezembro, de 0,1%, em relação a novembro.

 


ASPB - Associação de Supermercados da Paraíba
Av. Duque de Caxias, 20 Centro - João Pessoa - Paraíba | Fone: (83) 3221-9047
© Copyright 2008 - 2018 - Todos os direitos reservados