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26/07/2017

10 competências profissionais que estão em alta

10 competências profissionais que estão em alta

Até 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações deve mudar. A afirmação parte de relatório produzido pelo Fórum Econômico Mundial divulgado no ano passado. As mudanças são justificadas no contexto da chamada Quarta Revolução Industrial: era da robótica avançada, automação, inteligência artificial e aprendizagem automática. Veja quais são:

1    Resolução de problemas complexos
Esta competência já prevista como a mais exigida para 2015 e volta a aparecer no topo do ranking de previsões para 2020. De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, nos próximos quatro anos 36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir habilidade para solução de problemas complexos

2    Pensamento crítico
Pensamento estruturado, capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer o problema atrás do problema e de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas define o conceito de pensamento crítico

3    Criatividade
Profissionais criativos terão a oportunidade de se beneficiar desde cenários de rápidas transformações em produtos, tecnologias e modos de trabalho. Lembre-se: os robôs perdem para nós em criatividade. Ainda não conseguem ter ideias inusitadas e inteligentes ou desenvolver alternativas criativas para resolver problemas 

4    Gestão de pessoas
A capacidade de motivar, desenvolver pessoas e de identificar talentos é a parte da função de um gestor mais destacada pelo relatório do Fórum Econômico Mundial

5    Coordenação
Essa é a capacidade de coordenar as próprias ações de acordo com as ações de outras pessoas. Vale destacar que para líderes trata-se de uma competência crítica. É que aspectos ligados à colaboração e facilitação de processos são algumas das características que especialistas apostam como obrigatórias nos CEOs do futuro6    Inteligência Emocional

Ainda ausente no currículo acadêmico, a gestão das emoções é fundamental a profissionais. A gestão adequada das emoções é uma habilidade que pode fazer profissionais passarem pela crise com mais serenidade e sem perder o “espírito de luta”

7    Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
Pessoas hábeis em analisar dados e ambiente, e em tomar decisões a partir disso já se destacam no mercado. e tendem a ser ainda mais disputadas até 2020, segundo o relatório. Um bom líder será sempre bom na tomada de decisões em ambientes de alta complexidade, contexto mais frequente na rotina corporativa. Acertar em soluções neste ambiente é meio caminho para o sucesso no mundo dos negócios de acordo com o especialista

8    Orientação para ajudar
Essa é a inclinação do profissional para ajudar os outros 

9    Negociação
Relacionar-se com pessoas é um constante negociar. Por isso, habilidades de negociação e conciliação de diferenças são importantes para todos os profissionais

10    Flexibilidade cognitiva
É capacidade de criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar ou agrupar as coisas de diferentes maneiras


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